Planta de Geração de Energia Eólica para Carregamento de Celular
Por: Jhonatan Oliveira de Souza • 11/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 961 Visualizações
DP/ADP
Atividade Prática Supervisionada
Curso: Engenharia Civil, 2° Semestre, Noturno
Autor: Jhonatan Oliveira de Souza, RA: N1160H-0, Turma: EB3S13,
Cidade: São Paulo, SP
Data: 06 de Maio de 2018
Título do Trabalho: Planta de Geração de Energia Eólica para Carregamento de Celular.
Sumário
Objetivos ...............................................................................................03
Hipótese de Construção .......................................................................03
Fundamento Teórico .............................................................................04
Energia Eólica no Brasil …......................................................... ..........04
4.1) Entraves no país............................................................................04
Etapas de Construção ..........................................................................05
Planilha de Custos ................................................................................06
Conclusões ...........................................................................................07
Referências Bibliográficas ................................................….................08
Objetivos do Trabalho
O projeto visa o desenvolvimento de um gerador eólico, o qual fornecerá energia limpa. Este também deve ser capaz de carregar uma bateria de celular, para tanto, torna-se necessário o fornecimento de uma tensão elétrica de, pelo menos, 6V. Também tem por objetivos que adquiramos mais conhecimentos sobre este tipo de tecnologia analisando dados obtidos, aprendendo sobre o processo de transformação de energia (eólica em elétrica a partir de um gerador), e por fim, estudar quais benefícios podemos extrair desta.
Hipótese de construção
O objetivo principal na construção é reaproveitar ao máximo recursos já disponíveis, por dois motivos principais: Meio Ambiente e Custos. Para isso o motor do gerador eólico será extraído de uma impressora antiga e inutilizável, a hélice e as pás serão feitas a partir do plástico de garrafa pet (3L). O cabeamento será reaproveitado de fios velhos que haviam na impressora e em outros sistemas que possam ser encontrados e estejam em desuso. A maquete será posta sobre uma placa de fenolíte e deverá recarregar uma bateria de celular, para tanto, precisaremos de uma tensão elétrica mínima de 6 Volts.
Fundamento Teórico
A começar pela definição da palavra "eólico". Esta nomenclatura é proveniente da palavra em latim aeolicus, que faz referência ao deus do vento Éolo na mitologia grega.
Percebemos que esta é uma das formas de energias mais antigas utilizadas, e também uma das mais importantes, talvez só o fogo tivesse sido mais antigo e importante para o desenvolvimento da humanidade, mas podemos perceber que já desde a antiguidade os homens à usavam para mover seus barcos através das velas, moinhos, convertendo através de suas pás a energia cinética do vento em energia mecância realizando a moenda de sementes, bombeamento de água etc.
Com a chegada do petróleo, infelimente, a energia eólica ficou em segundo plano, mas a situação se reverteu após duas grandes crises: a crise do petróleo na década de 70, onde "percebemos" que o petróleto não vai durar para sempre, pois consumimos em uma taxa muito superior ao que o planeta é capaz de "produzir" e quando o tema de sustentabilidade ambiental passou a ganhar força com a percepção do aumento dos níveis de temperatura atentando à questão do aquecimento global, derretimento das calotas de gelo etc. A busca por alternativas de produção (ou conversão) de energia limpa se multimplicaram exponencialmente. Dentre elas as que mais se destacaram foram: hidráulica, eólica e mais recentemente, solar.
Energia Eólica no Brasil
No Brasil a produção de energia sempre se deu, em sua grande mioria, através das usinas hidroelétricas, dado que a água é um de nossos recursos naturais mais abundantes. Apesar de ser uma forma de transformação de energia limpa, esta requer uma área muito grande, onde geralmente é necessário o desmatamento e alagamento desta área, causando um impacto ambiental considerável. Portanto a utilização de energia eólica em nosso país também se torna interessante, tanto pela questão ambiental, quanto pela questão de diversificação de tipos de energia. Em 2017 alcançamos a
7° posição no ranking de maiores produtores de energia eólica no mundo, Dinamarca, Portugal e Espanha são os três primeiros colocados (considerando a proporção entre consumo e produção). Além disso nosso clima, área e reelevo favorecem esse tipo de instalação.
4.1) Entraves no país
Apesar dos argumentos ambientais e econômicos favoráveis, ainda possuimos muitos entraves que limitam a expansão da energia eólica no país.
O primeiro ponto é a insuficiência nas linhas de transmissão, precisamos de grandes linhas de transmissão por conta de nossa extensão territorial e também sofremos com um problema de "sincronia" de prazos entre as empresas que mantém os geradores e as empresas que fornecem as linhas de transmissão, resumindo, temos os parques eólicos mas as linhas de transmissão ainda não estão prontas.
...