Política Para Construção De Software
Pesquisas Acadêmicas: Política Para Construção De Software. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: escrabis • 11/4/2013 • 3.790 Palavras (16 Páginas) • 397 Visualizações
Política para Construção de Software 1
Renato Nogueira Perez Avila2
Resumo
Ao constatar, nos anos de Graduação, que o alto custo de lançamento de um Software no mercado era o maior obstáculo que um programador multimídia podia enfrentar, tomamos como desafio, trazer para realidade cotidiana de um recém formado, os custos de produção, lançamento e distribuição de Softwares Multimídia, Esta adaptação, que nossa Empresa, pioneira na região no que diz respeito a Softwares Temáticos adotou, com o intuito de diminuir assustadoramente os custos, bem como as reduções dos preços das cópias em relação a produção, e as técnicas empregadas para tornar este mercado acessível ao programador recém formado.
Palavras-chave
Economia; Multimídia; Informação; Retorno de Investimento;
Politics for Construction of Software
When verifying, in the years of Graduation, that the high cost of release of a software in the market was the largest obstacle than a programmer multimedia could face, we took as challenge the one of bringing for daily reality of a recently formed, the production costs, release and distribution of Softwares Multimídia, This adaptation, that our company, pioneer in the area in what concerns Thematic Softwares adopted, with the intention of reducing the costs, as well as the reductions of the prices of the copies in relation to production, and the employed techniques to turn this market accessible to the programmer recently graduate.
Keywords
Economy; Multimedia; Information; Return of Investment
1. Introdução
Dentro da Fundação Universidade Estadual de Londrina - FUEL, foi criado um projeto que hoje é modelo de referência mundial no que diz respeito à desenvolvimento de programas de computador, ele funciona como uma incubadora de profissionais e de programas, pois aceita projetos tanto de alunos como de profissionais não acadêmicos.
Ele funciona da seguinte maneira, o programador apresenta a proposta e a partir daí, dá-se o início de um estudo de viabilidade do projeto, uma vez aceito, a equipe passa a receber uma bolsa para trabalhar exclusivamente no projeto, bem como o programa banca os custos de produção, desenvolvimento, divulgação e lançamento do produto, possibilitando ao acadêmico ou profissional da área de informática a oportunidade de lançar seu programa com as mesmas chances competitivas de outros produtos de grandes Empresas do ramo, além de oferecer possibilidade de parcerias, vinculação do trabalho em outros países, participação em feiras, divulgação em meios de comunicação, e também possibilitar boas indicações de referência junto a Clientes e Organizações interessadas.
Quando tive oportunidade de observar este projeto, reparei na grande diferença de valores investidos de um tipo de programa para outro, e que os programas tipo Multimídia, eram sem dúvida os que necessitavam de maior investimento se comparados a outros tipos de Software que o Projeto tratava.
Isso sem dúvida me chamou atenção, pois, se foi possível transformar a programação convencional de uma maneira que, possibilitou seu uso convencional no dia-a-dia do profissional de Processamento de Dados, isto também teria que acontecer com os Programas Multimídia, portanto, direcionei todo um trabalho de posturas de contenção de despesas, a fim de baixar drasticamente o valor de desenvolvimento de programas multimídia, e obtive uma impressionante redução dos preços de custo, pois eram necessários na época, dentro do projeto acima citado, uma quantia em torno de R$220.000 para a consolidação de um programa deste tipo, foi obtido o mesmo resultado com uma quantia que representa uma pequena fração desta, possibilitando que o mesmo possa ser realizado por um número maior de profissionais.
E esse trabalho tem por objetivo de apresentar essa postura desde a concepção do programa até o acabamento em suas diversas áreas.
2. Preparativos
Neste tipo de programação, o desenvolvedor encontra seu maior obstáculo no início, na hora de decidir qual o tema abordado, pois disso depende, além do sucesso do programa, se os recursos técnicos e financeiros serão suficientes para realização do mesmo. É nesse estágio também que ocorrerá uma adequação tecnológica de acordo com as necessidades do projeto.
Projetar um Multimídia, é tão importante quanto fazer o projeto de uma construção, um erro muito comum, é não planejar com cautela e calma as plantas do projeto, caso isso não seja feito de uma maneira sistemática, a obra finalizada pode apresentar problemas crônicos em sua estrutura, o Multimídia é assim, o tema deve ser escolhido com muita atenção e cautela, além de se aplicar pesquisas técnicas em várias áreas de interesse como:
Busca de produtos similares no mercado;
Definição da clientela a ser atendida;
Verificação da possível aceitação em outras clientelas;
Levantamento de equipamento necessário;
Levantamento de custos de produção;
Contratação de recursos humanos;
Aplicação do plano de trabalho;
Busca de parcerias;
A seguir abordaremos esses aspectos citando sua importância e as ações que eles compreendem;
Busca de Produtos Similares no Mercado: esta abordagem mostra, além da situação da concorrência, a viabilidade do produto comparando-o com artigos que estão no mercado, ou que já saíram do catálogo, isso mostra a probabilidade de sucesso, pois é através disso que podemos observar se outras empresas obtiveram sucesso com produtos iguais ou similares. Isso também permite que a empresa evite erros por similaridade de projetos.
Definição da Clientela a ser Atendida: é nesse trabalho que se define as técnicas que serão utilizadas de acordo com o tipo de cliente, e isso ajuda também a definir qual o preço que o produto final terá, pois todo o trabalho deve
...