Portas Lógicas E Datasheets
Casos: Portas Lógicas E Datasheets. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexlt • 23/8/2014 • 796 Palavras (4 Páginas) • 573 Visualizações
1.0 – CONCEITOS DE LÓGICA DIGITAL E CIRCUITOS LÓGICOS E GATES
1.1 – PORTAS BÁSICAS
1.2 – OUTROS CIRCUITOS FUNDAMENTAIS
1.3 – DATASHEET: CI – CIRCUITOS INTEGRADOS
LÓGICA BOOLEANA
1.0 – CONCEITOS DE LÓGICA DIGITAL E CIRCUITOS LÓGICOS E GATES
Todos as complexas operações de um computador digital acabam sendo combinações de simples operações aritméticas e lógicas básicas: somar bits, complementar bits (para fazer subtrações), comparar bits, mover bits. Estas operações são fisicamente realizadas por circuitos eletrônicos, chamados circuitos lógicos (ou gates - "portas" lógicas).
Computadores digitais (binários) são construídos com circuitos eletrônicos digitais - as portas lógicas (circuitos lógicos).
Os sistemas lógicos são estudados pela álgebra de chaveamentos (Booleana), um ramo da álgebra moderna ou álgebra de Boole, conceituada pelo matemático inglês George Boole (1815 - 1864). Boole construiu sua lógica a partir de símbolos, representando as expressões por letras e ligando-as através de conectivos símbolos algébricos.
A álgebra de Boole trabalha com apenas duas grandezas: falso ou verdadeiro. As duas grandezas são representadas por 0 (falso) e 1 (verdadeiro).
Nota: nos circuitos lógicos do computador, os sinais binários são representados por níveis de tensão.
a) Operadores Lógicos
Os conectivos ou OPERADORES LÓGICOS ou FUNÇÕES LÓGICAS são:
E (ou AND) - uma sentença é verdadeira SE - e somente se - todos os termos forem verdadeiros.
OU (ou OR) - uma sentença resulta verdadeira se QUALQUER UM dos termos for verdadeiro.
Inversora (ou NOT) - este operador INVERTE um termo.
Os operadores lógicos são representados por:
Simbologia:
____
NOT --> (uma barra horizontal sobre o termo a ser invertido ou negado).
E ------> . (um ponto, como se fosse uma multiplicação)
OU ----> + (o sinal de soma)
b) Tabela Verdade
São tabelas que representam todas as possíveis combinações das variáveis de entrada de uma função, e os seus respectivos valores de saída.
A seguir, apresentamos as funções básicas, e suas representações em tabelas verdade.
AND - FUNÇÃO E
OR - FUNÇÃO OU
Nota: A menos da estranha expressão 1 + 1 = 1, as demais expressões "parecem" a aritmética comum a que estamos acostumados, onde E substitui "vezes" e OU substitui "mais".
FUNÇÃO NOT
Obs.: a inversão em binário funciona como se fizéssemos 1 - A = X. Ou seja, 1 - 0 = 1 e 1 - 1 = 0.
1.1 – PORTAS BÁSICAS
a) Porta NOT (Inversora)
A porta NOT inverte o sinal de entrada (executa a NEGAÇÃO do sinal de entrada), ou seja, se o sinal de entrada for 0 ela produz uma saída 1, se a entrada for 1 ela produz uma saída 0.
b) Porta AND (E)
A porta AND combina dois ou mais sinais de entrada de forma equivalente a um circuito em série, para produzir um único sinal de saída, ou seja, ela produz uma saída 1, se todos os sinais de entrada forem 1; caso qualquer um dos sinais de entrada for 0, a porta AND produzirá um sinal de saída igual a zero.
c) Porta OR (OU)
A porta OR combina dois ou mais sinais de entrada de forma equivalente a um circuito em paralelo, para produzir um único sinal de saída, ou seja, ela produz uma saída 1, se qualquer um dos sinais de entrada for igual a 1; a porta OR produzirá um sinal de saída igual a zero apenas se todos os sinais de entrada forem 0.
1.2 – OUTROS CIRCUITOS FUNDAMENTAIS
a) Porta NAND (E)
A
...