TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTAS

Seminário: PORTAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Seminário  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 7

PORTAS

Em Redes de Computadores, uma porta é um software de aplicação específica ou processo específico servindo de ponto final de comunicações em um sistema operacional hospedeiro de um computador. Um porta tem associação com o endereço de IP do hospedeiro, assim como o tipo de protocolo usado para comunicação. O propósito das portas é para singularmente identificar aplicações e processos de um único computador e assim possibilitá-los a compartilhar uma única conexão física com uma rede de comutação de pacotes, como a internet.

Os protocolos que usam principalmente portas são os protocolos da camada de transporte, tais como o Protocolo de controle de transmissão (TCP) e UserDatagramProtocol (UDP) do conjunto de protocolos da internet. A porta é identificada por um protocolo , com um número de 16 bits, vulgarmente conhecido como portnumber (número de porta). O portnumber é adicionado a um [[Endereço de IP|endereço de IP]] do computador, completando o endereço de destino para uma sessão de comunicação. Istóé, os pacotes de dados são encaminhados através da rede para um endereço de IP de destino especifico, e em seguida, ao atingir o computador de destino, são encaminhados para o processo especifico ligado ao número de porta de destino.

Note que é a combinação de endereço de IP e um número de porta , devem ser únicos, então, IP’s e protocolos podem usar o mesmo número de porta para se comunicar. Isto é, em um dado host ou interface, o UDP e TCP precisam ter o mesmo numero de porta, ou em um host com duas interfaces ambos podem estar associados a uma porta com o mesmo número .

Dos milhares de portas numeradas, cerca de 250 das portas conhecidas são reservadas por convenção para identificar os tipos de serviços específicos em um host. No modelo cliente-servidor de arquitetura de aplicação, as portas são usadas para fornecer um serviço de multiplexação em cada número da porta do lado do servidor que os clientes da rede conectam para início do serviço, após o qual a comunicação pode ser restabelecida em outros números específicos de conexão de porta.

UTILIDADE DAS PORTAS

Numerosos programas TCP/IP podem ser executados simultaneamente na Internet (pode, por exemplo, abrir vários navegadores simultaneamente ou navegar em páginas HTML descarregando ao mesmo tempo um ficheiro por FTP). Cada um destes programas trabalha com um protocolo, contudo o computador deve poder distinguir as diferentes fontes de dados.

Assim, para facilitar este processo, cada uma destas aplicações recebe um endereço único na máquina, codificada em 16 bits: uma porta (a combinação endereço IP + porta é então um endereço único no mundo, chamado socket).

O endereço IP serve então para identificar de maneira única um computador na rede enquanto o número de porta indica a aplicação à qual os dados se destinam. Desta maneira, quando o computador recebe informações destinadas a uma porta, os dados são enviados para a aplicação correspondente. Se se tratar de um pedido destinado à aplicação, esta chama-se aplicação servidor. Se se tratar de uma resposta, fala-se então de aplicação cliente.

CANALETAS DE PVC

Consideramos viável o uso de canaletas plásticas, embora com prejuízo estético, como melhor alternativa de instalação, relevando as frequentes alterações da disposição física do mobiliário nos cômodos dos prédios.

TIPOS DE CANALETAS

STANDARD: São as canaletas mais comuns no mercado, encontradas em lojas de materiais elétricos. Geralmente vendidas em barras de 2m podem ser encontradas nas cores cinza e creme ,confeccionadas em polietileno virgem ou reciclado. Possuem diversas medidas de secção e pelo menos três tipos de fechamento

MULTICANAL: São canaletas plásticas ou metálicas projetadas especificamente para cabeamento estruturado. Possuem sistema unificado para roteamento de voz, imagens, dados e energia elétrica com total enquadramento às normas técnicas, com praticidade, modernidade e estética. É imprescindível a utilização dos acessórios para estes modelos de canaletas como: separador de cabos, curvas, “T”, emendas, outlets, etc.

HUB

É um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal.

Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento.

SWITCH

O switch é um aparelho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com