Portfólio 4° semestre Unopar ADS
Por: Thiago Juliana • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.401 Palavras (14 Páginas) • 2.199 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
Assis – SP[pic 8]
2016
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 Objetivo 5
2 Desenvolvimento 6
2.1 Análise Orientada a Objetos 6
2.1.1 Diagrama de Caso de Uso 6
2.1.2 Diagrama de Classe 8
2.2 Projeto de banco de dados 9
2.2.1 Modelo Conceitual 11
2.2.2 Modelo Lógico 12
2.3 Liguagem de programação 13
2.4 A Pequena Empresa e o Uso da Tecnologia 22
2.4.1 Impacto da Tecnologia 22
2.4.2 Custos com a tecnologia 23
2.4.3 Vantagens 24
3 Conclusão 25
REFERÊNCIAS 26
INTRODUÇÃO
O assunto abordado traz questões relacionadas a processos de automação em um negócio ou empresa afim de obter um maior controle sobre o processo de entregas de marmitas.
Veremos no decorrer deste trabalho conceitos introdutórios necessários para entender o funcionamento básico de uma programação, seu desenvolvimento e a forma de aplicação, baseado em estudo de caso de uso como parte desse trabalho e pesquisas sobre linguagem de programação.
Objetivo[a]
O presente trabalho apresenta um sistema que visa basicamente agilizar o processo de entregas de marmitas. O objetivo é cadastrar os clientes, efetuar os pedidos escolhido e realizar as entregas. Além disto o sistema provê módulos para consultas diversas e geração de relatórios, para uma melhor visualização das informações. As classes do sistema são de fácil operação visando uma melhor interação com o usuário.
Para o desenvolvimento do mesmo serão seguidas algumas etapas, como modelagem do projeto de sistema, mapeamento relacional das classes e modelo físico do banco de dados.
A definição destas etapas é um assunto que tem sido tratado em sala de aula entre professores e alunos nessa disciplina, e nota-se uma grande diversidade de opiniões. De maneira geral são basicamente quatro as etapas mais importantes: diagrama de caso de uso, modelo conceitual e logico, estrutura de dados e a vantagens e desvantagens dessa implementação. A primeira etapa foi executada através de entrevistas com o cliente, sendo os requisitos levantados especificados através de diagramas de use-case ou casos de uso. No decorrer desse trabalho iremos demonstrar técnicas que podem ser utilizadas em uma programação de alto nível, definindo o conceito lógico, dinâmico e estático de uma programação estruturada nos processos de trabalho da empresa em questão.
Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um protótipo de software que automatize o processo de gerenciamento de entregas de marmitas, fundamentado nos resultados obtidos com o estudo dirigido realizado durante o curso. O desenvolvimento deste protótipo de sistema permitirá colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação, com relação a Análise de Dados, Documentação de Sistemas, Desenvolvimento de Software e Manipulação de Banco de Dados.
Desenvolvimento
Análise Orientada a Objetos
Os métodos para desenvolvimento de software têm mudado significativamente conforme a evolução dos computadores. A principal razão para esta ocorrência se teve pelo aumento da complexidade dos programas, e consequentemente a busca por novas formas e ferramentas de desenvolvimento.
“A análise de sistemas consiste nos métodos e técnicas de investigação e especificação da solução de problemas, a partir dos requisitos levantados, para criação e implementação de software em algum meio que o suporte”
(TONSIG, 2000, pg.19)
.
A análise de projeto orientado a objetos possibilita conseguir uma maior reusabilidade de classes de objeto trazendo uma melhora na qualidade geral do software e reduzindo os custos de manutenção e de produção.
De maneira mais específica, Pressman (1995) explica que os métodos utilizados para fazer o levantamento dos requisitos, para o desenvolvimento do software orientado a objetos, permitem que o desenvolvedor modele um problema através de classes, objetos, atributos e operações.
Por meio da análise orientada a objetos, modela-se a realidade para os tipos de objetos e aquilo que ocorre a eles, levando a projetar e programar sistemas de forma orientada a objetos. Sua utilização oferece vários benefícios: os modelos gerados por meio da análise refletem o mundo real de maneira aproximada, proporcionando facilidade no entendimento: a realização de mudanças nos requisitos se torna mais fácil: permite a reutilização de código: a manutenção do protótipo se torna mais fácil e o projeto possui qualidade mais elevada, entre outros.
...