Portfolio Banco De Dados
Dissertações: Portfolio Banco De Dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luansouto • 22/10/2014 • 2.446 Palavras (10 Páginas) • 425 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Com relação a Banco de Dados definam os conceitos das propriedades ACID de
Uma transação.
As propriedades ACID (atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade) são fundamentais nos bancos de dados, sejam os relacionais ou os orientados a documentos. Então, também é valido tratarmos desse assunto referente aos bancos relacionais, em um contexto geral.
Atualmente os sistemas de informação suportam vários usuários. O banco de dados tem que garantir a confiabilidade nas transações, haja vista que muitas podem ocorrer concorrentemente.
A maioria dos programas desenvolvidos atualmente são para uso multiusuário, um sistema de controle de estoque por exemplo. Imagine 10 terminais buscando e inserindo informações a cada segundo em um servidor. Todos eles executam um conjunto de comandos que são solicitados de uma só vez. Uma Transação é basicamente isso, um conjunto de comandos SQL em sequência ou não, sendo que, todos os comandos deste conjunto devem ser executados e por completo. Para um bom funcionamento de um SGBD, é necessário que ele tenha um conjunto de propriedades, conhecido como ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), onde estas propriedades vão definir como serão executadas as transações. O ACID pode ser descrito com poucas palavras:
Atomicidade: Qualquer operação deve ser executada por completo, caso contrário a ação é desfeita, comando conhecido como “rollback”. Em outras palavras, é um tudo ou nada: se houver alguma falha durante a execução, a transação é desfeita. Ou, nas palavras dos autores: “uma transação é uma unidade atômica de processamento; ou ela será executada em sua totalidade ou não será de modo algum”. O subsistema de restauração de transações do SGBD é o responsável pela atomicidade.
(Preservação de) Consistência: Os dados de um Banco de Dados devem permanecer íntegros após qualquer transação, transação esta que deve respeitar restrições e pré-requisitos impostos pelo SGBD. Imagine que seja tirada uma fotografia dos dados de um banco de dados. Este é o estado do BD. Após a fotografia, é feita uma transação neste BD e retira-se uma nova foto. Se na primeira o BD estava consistente, então na segunda ele tem que estar também. Citando a bibliografia: “uma transação será preservadora de consistência se a sua execução completa fizer o banco de dados passar de um estado consistente para outro. (…) Um estado do banco de dados é a coleção de todos os itens de dados armazenados no banco de dados em determinado momento.” A responsabilidade aqui é dupla, sendo tanto do programador quanto do módulo do SGBD que garante as restrições de integridade.
Isolamento: As transações devem ocorrer sem que outras interfiram em sua execução, ou seja, uma por vez. É o cada um por si: “uma transação deve ser executada como se estivesse isolada das demais. Isto é, a execução de uma transação não deve sofrer interferência de quaisquer outras transações concorrentes. (…) É imposto pelo subsistema de controle de concorrência do SGBD.” O chamado nível de isolamento verdadeiro (nível 3) não permite atualizações perdidas, leitura de sujeira nem leituras repetíveis.
Durabilidade (ou permanência): Qualquer mudança no Banco de Dados – operação concluída com sucesso – deve permanecer, mesmo que haja qualquer falha no sistema. Fez, está feito – “as mudanças aplicadas ao banco de dados por uma transação efetivada devem persistir no banco de dados. Essas mudanças não devem ser perdidas em razão de uma falha”. Responsabilidade: subsistema de restauração do SGBD.
Considerando que, após essa elucidação, concluir que o ACID é muito importante para um Banco de Dados, pois é este conjunto de características que garante a qualidade e segurança (contra falhas do sistema) das transações, obtendo assim bons resultados no armazenamento correto das informações. Cada propriedade tem sua importância. Com a Atomicidade, as transações são executadas com sucesso até o final, comando por comando, no caso de erro em qualquer um deles o SGBD deve desfazer o que foi alterado, então temos a garantia de que os cálculos, atualizações, ou outras operações não foram executadas incompletas, e sim até o fim com sucesso. Já a Consistência é importante porque uma operação não pode violar a integridade dos dados, ou seja, após executar uma transação, o banco de dados deve manter a consistência dos dados, mesmo ocorrendo alterações (Update, Insert...). O Isolamento vai evitar que a transação que está sendo executada, seja interferida ou interrompida por outra solicitação, evitando que erros aconteçam. A Durabilidade vai garantir que os dados que foram gravados pelas transações, não sejam perdidos ou danificados, mesmo que ocorra alguma falha no sistema, como travamento e queda de energia (desde que não haja perda de hardware).
2.2 Pesquise e justifique em quais sistemas operacionais o exemplo da locadora pode ser desenvolvido.
Windows
A plataforma Microsoft oferece suporte a aplicativos e soluções projetadas para os menores dispositivos, bem como para as maiores empresas. Os desenvolvedores de software que usam a plataforma Microsoft podem:
• Trabalhar com uma variedade de linguagens, padrões e ferramentas de programação
• Criar aplicativos para o Windows, o Office, a Web e para os dispositivos móveis
• Beneficiar-se dos recursos que a Microsoft oferece para ajudar os desenvolvedores de software a criar e projetar aplicativos de classe mundial
Linux
O Linux é um clone UNIX de distribuição livre para PCs baseados em processadores 386/486/Pentium. É uma implementação independente da especificação POSIX, com a qual todas as versões do UNIX padrão (true UNIX) estão convencionadas. Foi primeiramente desenvolvido para PCs baseados em 386/486/Pentium, mas atualmente também roda em computadores Alpha da DEC, Sparcs da SUN, máquinas M68000 (semelhantes a Atari e Amiga), MIPS e PowerPCs.
O Linux foi escrito inteiramente do nada, não há código proprietário em seu interior. Ele está disponível na forma de código objeto, bem como em código fonte. Pode ser livremente distribuído nos termos da GNU General PublicLicense. O Linux possui todos as características que você pode esperar de um UNIX moderno, incluindo:
• Multitarefa real
...