Portfolio Cidadania e Ética Profissional
Por: Marcos Fernando • 24/2/2024 • Trabalho acadêmico • 577 Palavras (3 Páginas) • 71 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENGENHARIA ELÉTRICA -
MARCOS FERNANDO DA SILVA MARINHO - 29882024
PORTFÓLIO
Cidadania e Ética profissional
........................................................................................................................................
Guarulhos
2024
MARCOS FERNANDO DA SILVA MARINHO - 29882024
PORTFÓLIO
Cidadania e Ética profissional
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Elétrica do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Cidadania e Ética Profissional.
Prof. Maria Cristina Tagliari Diniz
Guarulhos
2024
[pic 2]
O que você faria se fosse o gerente Marcos Sampaio?.
Bom em relação a todo o caso ocorrido, analisaria se dentro do regime interno da empresa tem estipulado algum tipo de punição para tal ato, se houver punição já estabelecida a aplicaria aos funcionários que cometiam tal ato. Se não houvesse punição conversaria com a diretoria sobre tal acontecido e chegaria a alguma solução. Em ambos os casos convocaria uma reunião com os funcionários para discutir tal ocorrência explicaria que esse tipo de pratica é ilegal e que a partir daquele momento não haveria tolerância para tal ato, e que seria aplicado as medidas legais caso volte a acontecer.
Você acha que as pessoas em geral agiriam como você? Justifique sua resposta.
Não, pode haver variações significativas nas abordagens, dependendo de vários fatores, tal ato ocorrido é caso de recorrer à justiça, muitas pessoas ao saber disso não hesitariam em dispensar os infratores como punição. Temos o dever de aplicar medidas éticas em muitos casos, porém algumas pessoas não veem infração em tal ato. Acredito que temos sim que dar uma segunda chance, e esse seria o caso, se não houvesse nenhuma punição prevista no regime interno da empresa, criaria novas regras, um novo processo para trabalhos em outras cidade. Pois nascemos destituído de qualquer atitude ética, ou seja, com o passar dos anos o homem vai se aprontando socialmente e então as condutas sociais serão trazidas como princípios, finalizando na compreensão de um código de ética já estabelecido pela comunidade em que vive. Essa construção cultural e simbólica é realizada ao longo da experiência humana por meio da cultura, regras jurídicas, educação ou reflexões pessoais (OLIVEIRA, 2017).
Como a empresa modelo pode agir preventivamente de forma a evitar problemas morais como esse?
Primeiramente criar um processo de agendamento para serviços em outras cidades, onde a empresa se responsabilizaria em achar hospedagem para seus funcionários, uma conta corporativa em aplicativos de transporte, para que a locomoção seja paga diretamente pela empresa, um vale refeição corporativo entregue antes dos serviços a serem realizados. Em casos de deslocamento de emergência um cartão corporativo para pagamento das hospedagens e refeições. Com essas regras diminuiriam os problemas com a interpretação moral dos funcionários, e caso ocorresse algum desvio, o individuo ser penalizado, visto que todos são orientados a não fazer mal uso dos benefícios da empresa.
...