Portfólio Processos de Fabricação Eniac
Por: felipe-rsp • 28/11/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 345 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
[pic 1]
...........................................................................................................................
PROCESSOS INDUSTRIAIS
FELIPE REIS LAPA – RA 232672017
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Portifolio
...........................................................................................................................
Mogi das Cruzes - SP
2020
FELIPE REIS LAPA
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Portifolio
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de produção do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Processos de fabricação.
Prof. Maria Cristina Tagliari Diniz
Mogi das Cruzes - SP
2020
[pic 2]
Atividades proposta
Poste a resolução dos desafios dos assuntos 01,02,03 e 04
- Resposta Desafio 01:
Tanque de combustível fabricado a base de polímero: Neste caso indico que o mesmo seja fabricado através do processo de injeção (molde + maquina injetora) e após o processo de injeção o mesmo deve ser submetido ao processo de retirada de rebarbas e teste de estanqueidade.
Tanque de combustível fabricado a base de aço inoxidável: Neste caso indico que o mesmo seja fabricado através do processo de caldeiraria e soldagem; após o processo descrito acima o mesmo deve ser submetido ao processo de retirada de rebarbas, polimento e teste de estanqueidade.
- Resposta Desafio 02:
A peça desenvolvida é um suporte com furação predefinida que pode ser utilizada em um conjunto soldado para posterior fixação de um equipamento eletrônico, como um leitor de passe de ônibus.
1 - Os furos são provenientes de processo de usinagem. Justificativa: o formato é gerado com remoção de material.
2 - A dobra é proveniente de processo de conformação. Justificativa: o material original é mantido na peça, só o que altera é sua forma.
.
[pic 3]
- Resposta Desafio 03:
Com base nessas informações, defina o melhor material para o processo de usinagem e justifique sua escolha.
O material 1 tem maior usinabilidade que o material 2, mesmo apresentando dureza, tensão última e alongamento similares. A variação da usinabilidade está associada à composição química, que apresenta maiores porcentagens de manganês e enxofre no material 1.
O manganês e o enxofre geram o sulfeto de manganês, e maiores quantidades de sulfeto de manganês geram melhora na usinabilidade da peça. Isso ocorre porque os sulfetos são responsáveis pela ruptura do cavaco. A introdução de maior porcentagem de manganês e enxofre na composição do material não produz alteração considerável na resistência à tração e na dureza do material.
...