Portifolio 1 Processos De Fabricação
Exames: Portifolio 1 Processos De Fabricação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rricardo • 22/3/2014 • 1.148 Palavras (5 Páginas) • 847 Visualizações
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD –
TECNÓLOGO EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
PORTIFÓLIO 1
PROCESSO DE FABRICAÇÃO
2011
PORTIFÓLIO 1
PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão da Produção industrial para a disciplina de Processos de Produção.
2011
ATIVIDADE PROPOSTA
Capítulo 11
1. Quais são as evoluções que ocorreram em relação ferramentas de furação (brocas)? Cite todas elas.
R : O desenvolvimento de melhoria dos materiais das brocas ,se deu –se em parte por pela necessidade dos novos equipamentos com velocidades superiores a 6000 rpm ,entretanto conforme o texto poucos avanços foram concretizados na evolução das brocas.
A) Broca de aço rápido revestida com nitreto de titânio
B) Broca interiça de metal duro ; obs. Sua utilizado quando o furo e pequeno diâmetro menor de 20 mm, com alta rotação, máquina com pouca vibração e potente.
C) Broca de pastilhas intercambiáveis de metal duro ; obs. Utilizado para furos médios e o equipamento tem que ser robusto de baixa vibração e potente.
D) Brocas especiais ; estas brocas são geralmente providas de pastilhas de metal duro para executar usinagens de furos compridos com boa precisão nos diâmetros e comprimentos , ex. Broca canhão.
2. Quais são as desvantagens encontradas para se utilizar as brocas helicoidais no processo de furação? E como se resolve este problema hoje?
R : Desvantagens o processo e lento impreciso o diâmetro do furo e de baixa qualidade e seu comprimento ocorre excentricidade ou deslocamento do furo, a retirado do cavaco, refrigeração e ineficiente.
Para a retirada do cavaco deve-se interromper a operação um numero de vezes para limpeza e refrigeração, lubrificando o furo e terminando de furar.
Para resolver o problema do acabamento sem precisão há necessidade de uma operação nova
E conforme a necessidade pode-se escolher por:
Alargamento, Brochamento, mandrilhamento, torneamento interno, retificação interna.
Para resolver a excentricidade:
Fazer furo de centro, pré furo, brocas com refrigeração própria.
3. Quais as vantagens de se utilizar brocas de metal duro em máquinas modernas?
R : vantagens, alta rotação, maior avanço,furos mais precisos, maior produtividade,eliminando operações como furos de centros e pré furos, menor desgaste mantendo o corte por mais tempo.
4. Quais os problemas enfrentados quando se precisa executar uma furação profunda?
R: dificuldade na remoção de cavacos, interrupção do processo para retirada de cavacos, entupimento, quebra da broca helicoidal.
5. Como se apresenta a forma construtiva de uma broca helicoidal?
R;
A) Haste serve para prender no mandril para brocas até 15 mm as de diâmetros maiores utiliza-se para fixar na árvore da furadeira os cones Morse;
B) Diâmetro, que se mede entre a duas quias da broca;
C) Núcleo, parte interior da broca;
D) Guias alem de guiar serve para aliviar o atrito do corte.
E) Canais helicoidais são as superfícies de saída da ferramenta ( saída de cavaco);
F) Aresta de corte, onde fura propriamente, normalmente seu ângulo e igual a 180º e para materiais moles e de 140º;
6. Como deve ser a afiação de uma broca helicoidal?
R: Utilizando o tipo de afiação cônica de revolução mantendo o ângulos de folga e lateral sempre positivos. Encostar as arestas de corte no rebolo,fazer o movimento giratório no mesmo eixo etc.
7. Quais devem ser as preocupações em relação à formação do cavaco na furação? E como proceder para retirá-lo do furo sem quebrar a ferramenta?
R: A evacuação dos cavacos de dentro do furo, o entupimento por cavacos e o aumento da torção que pode quebrar a broca dentro da peça.
1) Afiar a broca dentro das
...