Portifolio 2º Semestre Unopar
Monografias: Portifolio 2º Semestre Unopar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mfrsantos • 8/5/2013 • 2.842 Palavras (12 Páginas) • 2.978 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esta Produção textual interdisciplinar individual colocara em pratica as primeiras noções sobre Caso de Uso,tendo como exemplo o Caso De Uso Controlar Matricula.
Veremos também técnicas de modelagem e no final será apresentada uma pesquisa sobre os tipos de modelos: Ágeis e Evolucionários.
Parte 1
Resolução:
Descrição dos Atores
Aluno: O Aluno é o ator que representara a pessoa que irá solicitar a matricula.
Secretaria: A Secretaria será o ator Responsável Pelo cadastro do aluno.
Descrição Breve
1-Login: Validação de acesso do usuário do sistema.
2- Solicitar Matricula: Será o pedido do aluno para que sua matricula seja feita.
3-Cadastrar Matricula: Será o cadastramento do aluno feito pela secretaria.
Descrição Completa
Login
Escopo: Controle de Matricula
Ator Primário: Secretaria
Interessados: Usuário que deseja logar no sistema
Pré-Condições: Usuário estar cadastrado no sistema
Pós-Condições: O usuário recebe acessos as funcionalidades do seu perfil, caso Login e Senha tenham sido informados corretamentes.
Principal Cenário de Sucesso:
1. Informa-se o Login e Senha
2. Recebe-se a tela inicial do seu Perfil
Cadastrar Matrícula
Escopo: Controle de Matrícula
Ator Primário: Secretaria
Interessados: Aluno e Secretaria
Pré-Condições: A secretaria deve estar logada no Sistema. Deve-se estar no período de matrícula.
Pós-Condições: Aparece o horário das aulas.
Principal Cenário de Sucesso:
1. Informa-se a disciplina
2. Confirma-se a matrícula na disciplina
3. Conclui a matrícula na disciplina
Resolução
Técnicas de Modelagem Entidade Relacionamento
Entidade: Qualquer coisa podendo ser concreta ou abstrata, incluindo associações entre entidades, abstraídos do mundo real e modelados em forma de tabela que guardarão informações no BD.
Relacionamentos: é o tipo de ocorrência existente entre entidades. Existem três tipos de Relacionamento (Um-Para-Um, Um-Para-Muitos, muitos-para-muitos)
Atributos: São conhecidos como variáveis de classe e são divididos em dois tipos básicos (atributos de instância e de classe).
Cardinalidade: A cardinalidade é um conceito importante para ajudar a definir o relacionamento, ela define o número de ocorrências em um relacionamento.
Administrador de Banco de Dados: O Administrador de banco de dados é o responsável por manter e gerenciar um banco de dados ou sistemas de bancos de dados, profissional comumente chamado de DBA.
Modelo Conceitual de Dados: A modelagem conceitual é a forma mais natural dos fatos e estão mais próximas da realidade do ambiente do cliente. No modelo conceitual o cliente deverá ser envolvido a fim de obter o levantamento de dados que dará suporte à construção de todo o modelo.
Modelo lógico: O modelo lógico já leva em conta algumas limitações e implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura. Define as chaves primárias e estrangeiras. deve ser criado levando em conta os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual.
Modelo físico: No modelo físico fazemos a modelagem física do modelo de banco de dados. Leva-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos de modelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lógico.
Resolução:
Resolução:
Modelos Ageis
Os métodos de desenvolvimento ditos “ ágeis” (em inglês Agile Modeling, ou AG) visam reduzir o ciclo de vida do software (e por conseguinte acelerar o seu desenvolvimento) desenvolvendo uma versão mínima, seguidamente integrando as funcionalidades por um processo iterativo baseado na escuta do cliente e testes ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento.
A origem dos métodos ágeis está ligada à instabilidade do ambiente tecnológico e o facto de o cliente estar frequentemente incapacitado de definir as suas necessidades de maneira exaustiva no início do projeto. O termo “ágil” faz assim referência à capacidade de adaptação às mudanças de contexto e as modificações de especificações que intervêm durante o processo de desenvolvimento. Em 2001,17 pessoas estabeleceram assim manifesto ágil cuja tradução é a seguinte :
• indivíduos e interações, mais do que processos e instrumentos
• desenvolvimento de software em vez de documentação exaustiva
• colaboração com o cliente em vez de negociação contratual
• abertura à mudança em vez de seguir um plano rígido
Graças aos métodos ágeis, o cliente é inteiramente o piloto do seu projecto e obtém muito rapidamente uma primeira produção do seu software. Assim, é possível associar os utilizadores ao início do projecto.
RAD - Desenvolvimento rápido de aplicações
O “método de desenvolvimento rápido de aplicações” (em inglês Rapid Application Development, ou RAD), definido
...