Potência Irradiada E FLUXO LUMINOSO
Casos: Potência Irradiada E FLUXO LUMINOSO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronaldocru • 14/4/2014 • 233 Palavras (1 Páginas) • 318 Visualizações
Potência Irradiada
A potência irradiada pela superfície de um corpo é diretamente proporcional à sua área exposta e à quarta potência da sua temperatura absoluta. Pode se calculada pela lei de Stefan-Boltzmann, que como o próprio nome indica, foi descoberta pelo físico austríaco Joseph Stefan (1835-1893) e deduzida teoricamente pelo físico austríaco Ludwig Eduard Boltzmann (1844-1906).
A expressão matemática que a traduz é: Pr = ε σ A T4 onde Pr é a potência irradiada (W), ε a emissividade de um objeto, σ a constante de Stefan-Boltzmann (5,67 x 10-8 W/m2K4), A a área exposta (m2) e T a temperatura absoluta (K).
Através desta expressão matemática pode-se concluir que quanto maior for a área da superfície exposta e maior for a temperatura absoluta de um corpo, maior é a potência irradiada por esse corpo.
FLUXO LUMINOSO: É A QUANTIDADE DE ENERGIA RADIANTE CAPAZ DE SENSIBILIZAR O OLHO HUMANO. A UNIDADE DESTA GRANDEZA ÉO LUMEN. QUE CORRESPONDE À QUANTIDADE DE ENERGIA RADIANTE CAPAZ DE SENSIBILIZAR OS OLHOS DURANTE UM SEGUNDO.
Fluxo luminoso: Símbolo Φ Unidade: Lúmen (lm)
O FLUXO LUMINOSO É MEDIDO EM LABORATÓRIO, COM UM APARELHO CHAMADO ESFERA INTEGRADORA DE ULBRICHT(a fonte luminosa é colocada dentro de uma grande esfera, cujo o interior é pintado de branco perfeitamente difusor. Mede-se a iluminância produzida pela luz difusa através de uma pequena abertura, protegendo os raios que saem diretamente da fonte, esta iluminância é proporcional ao fluxo luminoso emitido pela fonte.)
...