Problema Químico Dentro Da Siderurgia
Trabalho Universitário: Problema Químico Dentro Da Siderurgia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: moisessilveira • 17/2/2014 • 401 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
Produção do Aço:
O aço é produzido, a partir da "purificação" do ferro gusa, sendo que este ferro gusa é constituído de minério de ferro, coque e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação.
1. Preparação da carga ou sinterização: grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter.
2. Redução: essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno. O ar pré-aquecido a uma temperatura de 1000°C é soprado pela parte de baixo do alto forno. O coque, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro, transformando-o em um metal líquido: o ferro-gusa. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono.
3. Refino: aciarias a oxigênio ou elétricas são utilizadas para transformar o gusa líquido ou sólido e sucata de ferro e aço em aço líquido. Nesta etapa, parte do carbono contido no gusa é removida juntamente com impurezas. A maior parte do aço líquido é solidificada em equipamentos de lingotamento contínuo ou convencional (em desuso) para produzir semi-acabados, lingotes e blocos.
4. Laminação: os semi-acabados, lingotes e blocos são processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderúrgicos cuja nomenclatura depende de sua forma e/ou composição química.
Problema:
• Diferença no teor de carbono.
Exemplo: Uma produção de aço deveria ser realizada com teor de carbono equivalente à 1,00%. Porém, houve uma significativa adição de carbono(grafite), deixando a produção com teor de 2,00%.
Causas:
• Erro no cálculo da massa de grafite.
• Erro no processo de produção cometido por profissionais envolvidos.
Soluções:
• Desviar o aço produzido para outra aplicação.
• Transferir o aço produzido para o refino primário.
• Solidificar e sucatear o aço.
• Renegociar o valor do produto com o cliente, de forma a buscar sua satisfação, sem a perda da produção.
Solução mais viável:
• Desviar o aço para outra aplicação.
A solução mais viável seria desviar o aço para outra aplicação, visando um melhor aproveitamento da produção e menor prejuízo para a empresa responsável, tendo em vista que as outras soluções citadas acima demandam um novo processo, causando um prejuízo maior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Faculdade de Engenharia – João Monlevade
ANA CAROLINA FERREIRA
MOISÉS DA SILVEIRA
PATRÍCIO SANTOS
TALLYSON SOARES
TALYSSON
...