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Processador Neander-X

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Por:   •  6/6/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

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Atividade Estruturada

Organização de Computadores

Processador Neander-X

O NEANDERX é uma arquitetura simplificada desenvolvida com fins didáticos, uma extensão da arquitetura Neander, definida no livro do Raul F. Weber (UFRGS), Fundamentos de Arquitetura de Computadores, Ed. Sagra Luzzatto. As instruções do NEANDERX são uma extensão das instruções do NEANDER e possuem uma linguagem de montagem associada a elas. Para verificar o funcionamento dessas instruções e compreender o funcionamento da arquitetura, existe um simulador chamado NeanderWin.

Questionário

1) Quantos bits são utilizados para representar uma instrução?

Utiliza 8 bits para representar uma instrução.

2) Quantos bits são utilizados para representar um endereço?

Utiliza 8 bits para representar um endereço.

3) Como são representados os números inteiros negativos?

Os números negativos são representados como Flag N (negativo) em complemento de 2. SE valer 1, o inteiro é negativo, se valer 0, o inteiro é positivo.

4) Quantas instruções podem existir?

Em 8 bits podem ser representadas até 256 instruções. O Neander-X tem 10 instruções e uma 11º que representa “nenhuma operação”.

5) Qual o tamanho máximo de memória endereçável? 256 posições (palavras de 8 bits) e apenas endereçamento direto.

6) Quais são os registradores disponíveis?

1 acumulador de 8 bits (AC), 1 apontador de programa de 8 bits (PC), 1 registrador de estado com 2 códigos de condição: negativo (N) e zero (Z), o REM, que é o registrador de endereços da memória e o RDM, que é o registrador de dados da memória.

7) Qual o formato de uma instrução?

8 bits para opcode (código da operação) e os 8 bits seguintes para o operando. Há Instruções que ocupam apenas 1 byte (NOP,NOT) e instruções que usam 2 bytes (STA,LDA,ADD,OR,AND,JMP,JN,JZ).

Simuladores Tendo a função de facilitar ao máximo as atividades didáticas do professor e o apoio mais completo possível para as dificuldades comuns do aluno. Sendo criado um ambiente integrado para desenvolvimento, que executa em Windows e Linux incluindo:

• Editor de textos;

• Montador (assemble);

• Simulador da arquitetura;

• Visualizador da memória simulada;

• Ferramenta de apoio ao aprendizado de instruções

• Utilitário para conversões de bases;

• Simulador de visor painel de chaves;

• Gerador /carregador de imagem da memória simulada.

Com isso os alunos têm diversas experiências práticas com o simulador, buscando nesse processo muito mais que apresentar conceitos teóricos e nomenclatura, mas o conduzir a uma visão abrangente

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