Processo de Normalização
Artigo: Processo de Normalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudecijunior • 27/5/2014 • Artigo • 487 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
Normalização
Redundância – armazenamento repetido de dados, de que resultam problemas de:
• Manutenção – alteração ou remoção de registos implica acessos a várias partes da base, tornando-se díficil manter a coerência;
• Custo de espaço de armazenamento;
• Desempenho – as operações de acesso aos discos são as que mais afectam o desempenho dos sistemas
Processo de Normalização
A normalização é uma técnica de modelação de dados, ligada ao modelo relacional, que pretende definir um conjunto de tabelas prontas a serem implementadas numa base de dados relacional;
Pode ser aplicada a um conjunto de dados em bruto (1 tabela – relação universal), ou a partir de estruturas já existentes.
A normalização é baseada na análise das dependências funcionais. Uma dependência funcional é uma relação particular entre 2 atributos. A → B ou seja Emp_ID → Nome.
Um atributo pode estar dependente de 2 ou mais atributos, em vez de um único. São exemplos:
NIV → Marca, modelo, cor (número de identificação de um veículo)
ISBN → Título do livro
Atenção: A análise das instâncias não é suficiente para avaliar a existência de dependências funcionais. Só o conhecimento do domínio do problema, obtido através na análise de requisitos, é um método válido para essa conclusão.
Formas Normais
Primeira forma normal(1FN)
Eliminar redundâncias
Uma tabela encontra-se na 1FN se todas as suas colunas são elementares (atributos atómicos).
Segunda forma normal (2FN)
Dependência total da Chave
O conceito de dependência funcional será apresentado considerando uma tabela R com a estrutura R(x,y,z,w).
Diz-se que a linha z é funcionalmente dependente da linha x se, para um dado valor da linha x, o valor da linha z é sempre o mesmo. Pode dizer-se que x determina z, ou que z depende funcionalmente de x, x z.
Uma tabela está na 2FN quando estiver na 1FN e as suas colunas que não são chave primária dependerem inteira-mente da chave primária.
Terceira forma normal (3FN)
(Eliminar dependências transitivas)
Uma tabela está na terceira forma normal quanto estiver na 2FN e se todos os atributos que não pertencem à chave primária, não dependerem de outro atributo que não chave.
A 3FN impõe que cada coluna dependa apenas da chave e não de qualquer outra coluna ou conjunto de colunas, assim todos as colunas que não pertencem à chave são mutuamente independentes. Esta condição permite elimi-nar dependências transitivas.
Quarta Forma Formal (4FN) e Quinta Forma Normal (5FN)
Em geral
...