Processo de cementação em engrenagens
Por: Jaziel_Junior • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 5.920 Palavras (24 Páginas) • 175 Visualizações
RESUMO
Os aços para a cementação incluem-se entre os aços para construções mecânicas, caracterizam-se por um baixo teor de carbono, geralmente até 0,25% e podem conter ou não conter elemento de liga.
Os aços para a cementaçao são empregados em peças que, alem das solicitações mecânicas comuns de tração, flexão, torção, etc., estão ainda sujeitas a impactos, bem como a um forte desgaste na camada periférica, tais como engrenagens, coroas, pinhões, pinos, buchas e peças diversas de veículos e maquinas em geral. Para satisfazer a estes requisitos, as peças devem apresentar uma camada periférica dura, suporta por um núcleo tenaz e resistente.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 05
2 OBJETIVOS.......................................................................................................... 06
2.1 Geral..................................................................................................................... 06
2.2 Específicos.......................................................................................................... 06
3 Revisão Bibliografica............................................................................................ 07
3.1 Aço Carbono.....................................................................................................
3.2 Tratamento Termico............................................................................................
3.3 Tratamento Termoquimico................................................................................
3.4 Cementação..........................................................................................................
3.4.1 Tipos de Cementação...........................................................................................
3.4.2 Cementação Sólida................................................................
3.4.3 Cementação liquida...................................................................
3.4.4 Cementação Gasosa...........................................................
4 Processo de Cementação em engrenagens
5 Conclusão...........................................................................................
6 Bibliografia........................................................................................
4.3 Mecanismos de Endurecimento dos Aços API ...............................................
4.3.1 Endurecimento por solução sólida........................................................................
4.3.2 Endurecimento por dispersão de precipitação......................................................
4.3.3 Discordâncias (encruamento) ..............................................................................
4.3.4 Endurecimento por refino de grão.........................................................................
1 INTRODUÇÃO
Os tratamentos térmicos dos metais, principalmente dos aços, têm grande importância na engenharia, pois eles assumem uma grande variedade de propriedades. Dentro desse grupo de processos estão os tratamentos termoquímicos, que além de transformar a liga metálica através da variação de temperatura, possibilita ainda a variação da composição química da liga.
A cementação é um tratamento termo-químico que consiste em aumentar o teor de carbono na superfície do material, mantendo um núcleo dúctil.
O processo de cementação é largamente utilizado para a fabricação de componentes que necessitam de alta dureza superficial e de grande resistência ao desgaste, como pinhões, engrenagens, eixos etc.; porém, devido às características do processo (temperaturas acima de 900°C, resfriamento brusco, mudança de fases etc.), esse tratamento termoquímico ocasiona, em geral, grandes deformações
2 OBJETIVOS
Geral
Definir conceitos envolvendo atividades relacionadas a cementação dos aços carbonos, através de estudos de artigos científicos que descrevem a importância de sua utilização listando seus benefícios.
Especifico
Este trabalho tem por objetivo desenvolver conhecimentos sobre o processo de cementação, formulando conceitos através de estudos sobre a aplicabilidade da adição de carbono em camadas superficiais dos aços utilizado na fabricação de engrenagens, pinhões, eixos etc.
3 Revisão Bibliográfica
O termo aço inoxidável é utilizado para designar um grupo de ligas ferrosas que possuem, dentre outras características, uma alta resistência à corrosão em meios oxidantes. São ligas ferrosas que contêm um mínimo de 11,5% de cromo, comumente níquel, nitrogênio e outros elementos de liga. Quando este tipo de aço é exposto a ambientes oxidantes, forma-se em sua superfície um filme passivo de óxido de cromo, extremamente fino e aderente, o qual protege o material de reagir com o ambiente (Wayman, 1995).
Os aços inoxidáveis surgiram no início de século XX e foram desenvolvidos quase que simultaneamente em diversos países (Modenesi, 2001).
Desde que estas ligas foram introduzidas no mercado, em 1915, tanto o processo de fabricação e suas composições químicas sofreram grandes mudanças.
...