Processo de galvanização
Artigo: Processo de galvanização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rickfs • 7/9/2014 • Artigo • 377 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
RESUMO
O projeto basea-se no processo de Galvanização Eletrolítica visando todo o contexto de automação bem como todo o escopo que o processo de tratamento de superfície utiliza-se.
Todo dimensionamento e layout estão relacionados em células automatizadas de produção onde a mecanização e processos químicos serão tratados com desenhos ilustrativos, cálculos de esforço em seus eixos de referencia, composições químicas e seus reagentes, legislações para tratamento de afluentes e descarte de metais pesados baseado na ISO14001.
A célula de produção e o fluxo de atividades serão dispostos de modo que facilite o processo onde as peças serão suspensas através de pontes rolantes automatizadas e os tanques de banho através de imersão.
1. INTRODUÇÃO
A corrosão é um problema que causa prejuízos anuais da ordem de bilhões de dólares em todo o mundo, consumindo cerca de 20% da produção mundial de ferro. Por esta razão, as indústrias envolvidas com a fabricação de equipamentos, estruturas, peças ou componentes que utilizam metais passíveis de corrosão estão sendo pressionadas por seus consumidores a adotar melhores métodos de prevenção. Por isso, tanto nos produtos acabados como também nas etapas intermediárias da fabricação, a utilização de produtos com revestimento protetor tornou-se um pré-requisito.
A eletrodeposição define o recobrimento de uma superfície com um material condutor
(geralmente metal) pela migração e fixação de partículas carregadas eletricamente de uma solução aquosa iônica com o auxílio de corrente elétrica. Este procedimento tem por objetivos impedir a deterioração de peças devido à oxidação, corrosão ou ataque de bactérias.
O recobrimento de uma superfície metálica com zinco é genericamente chamado de
galvanização, independente do processo utilizado para a realização do revestimento.
No Brasil, a produção anual de produtos galvanizados triplicou nos últimos quinze anos, e pesquisas indicam que este mercado tende a quadruplicar nos próximos cinco anos para atender a variados segmentos consumidores.
A galvanização vem ocupando um lugar crescente na indústria em geral devido a dois
pontos principais:
• boas propriedades anticorrosivas;
• baixo custo em relação aos demais processos de proteção.
Grande parte do consumo de chapas e perfis galvanizados ocorre na indústria
automobilística e autopeças; construção civil; na fabricação de produtos da “linha branca”; na área de conforto térmico (refrigeração, ventilação e aquecimento); na fabricação de dutos de ar condicionado; silos de armazenagem; cabines de pintura; implementos agrícolas; etc; onde os principais requisitos desse material são resistência à corrosão
...