Processo unificado racional
Tese: Processo unificado racional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: guilhermebkp • 13/4/2014 • Tese • 866 Palavras (4 Páginas) • 465 Visualizações
Rational Unified Process (RUP)
Faculdade Anhanguera – Belo Horizonte Unidade 1
Rational Unified Process (RUP) é um processo de engenharia de software, com a finalidade de dar subsídios para desenvolver de forma disciplinada as tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento, resultando em produção de software de alta qualidade dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos.
Apresenta seis das melhores práticas no desenvolvimento de software, sendo as seguintes: Desenvolver software iterativamente: pautada nas prioridades apontadas pelos clientes, desenvolve e entrega com mais agilidade característica de sistema de maior prioridade, bem como planeja os incrementos do software.
Gerenciar requisitos: documenta e monitora os requisitos dos clientes; analisando os impactos destes no sistema antes de aceita-lo. Usar arquiteturas baseadas em componentes: visando reduzir custos e riscos, estrutura o sistema com componentes reduzindo assim a quantidade de software.
Modelar software visualmente; apresentar visão estática e dinâmica de software através de modelos gráficos de UML. Verificar a qualidade do software: o software tem que atender aos padrões de qualidade da organização.
Controlar as mudanças do software: deve ser gerenciada qualquer mudança do software, através de um sistema de gerenciamento de mudanças, e procedimento e ferramentas de configuração.
O RUP é composto por quatro fases do processo de software que estão mais ligadas aos negócios e não a procedimentos técnicos.
Concepção: Nesta etapa é definido o business case, sendo o objetivo demonstrar que os benefícios trazidos pelo projeto estratégico são de suma importância para promover o desenvolvimento da organização e valorizar sua imagem no mercado, portanto, valerá o investimento necessário. Nesta etapa devem ser definidos todos os envolvidos no projeto, pessoas e sistemas, bem como suas funções durante a elaboração do projeto e a forma como irão lidar com o sistema. Deste modo, será possível avaliar o valor que o projeto irá agregar ao negócio.
Elaboração: Nesta etapa é identificada a raiz, o domínio do problema e estabelecido um framework, o objetivo é definir uma estrutura baseada neste domínio específico para formar a base da aplicação. Também é elaborada a base que será utilizada pelo sistema, é feito o plano do projeto e identificado seus principais riscos. Ao final da elaboração já devem estar definidos um modelo de requisitos do sistema, a UML, linguagem visual que será utilizada e a descrição de como foi desenvolvido, arquitetado o software e também um plano de aprimoramento deste sistema.
Construção: Nesta etapa é feita a programação e os testes do sistema. Nesta fase, tudo que foi projetado separadamente e/ou em partes é integrado e o objetivo final deve estar cumprido, o sistema de software deve esta em pleno funcionamento e toda documentação nele inclusa deve estar pronta para ser liberada aos usuários.
Transição: Nesta etapa, os desenvolvedores do software que constituíam uma comunidade fazem a transferência do sistema para a comunidade de usuários. O sistema já em funcionamento é introduzido no ambiente real. Apesar de importante, muitas vezes, esta etapa não é realizada por custar caro e por gerar problemas de adaptação. Concluída esta fase, o objetivo é ter o sistema de software documentado em pleno funcionamento em seu ambiente operacional. As etapas citadas acima podem ser realizadas interativamente, com os resultados desenvolvidos acrescentando melhorias ao sistema.
Workflow Descrição
...