Processos Administrativos
Casos: Processos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ledotto • 28/8/2014 • 2.579 Palavras (11 Páginas) • 254 Visualizações
Introdução
No presente trabalho serão enfocadas principalmente as questões de planejamento e ética nas administrações atuais.A administração integra, acelera e impulsiona toda a atividade organizacional no sentido de definir cursos de ação, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados.
Neste âmbito o planejamento e seus diferentes modos são responsáveis pela excelência organizacional na base, como pela articulação interna das atividades organizacionais no nível tático como também pela definição e execução da estratégia organizacional ao nível global das organizações, quaisquer sejam elas: públicas, privadas, pequenas, médias, grandes, lucrativas ou não lucrativas, industriais, prestadoras de serviço, informação ou de entretenimento.
ETAPA 1
Planejamento
Tudo começou por parte do Estado, quando a sociedade encontrava-se com necessidade de reconstruir, após o fim da 1ª Guerra Mundial, com a crise de 1929, a antiga União Soviética tornou-se a primeira nação a aplicar o planejamento como ferramenta de reconstrução.
O ato de planejar consiste em pensar antes, ver o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados, deve ser flexível, a fim de superar os problemas que eventualmente surjam no decorrer do caminho.
Também é importante deixar bem claro, que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e pratico das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, e multidisciplinaridade, interatividade, um processo continuo de tomada de decisão.
Dentro deste contexto o planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins que se pretende:
- Eficácia: fazer o que é certo;
- Eficiência: fazer mais com menos;
- Pró- atividade: antecipar-se aos problemas e prevenir surpresas, obstáculos;
-Efetividade: fazer o que tem que ser feito.
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o tramite adequado e reavaliar todo o processo a que um planejamento se destina; ou seja; é o lado racional da ação, buscando sempre da melhor forma possível de alcançar resultados positivos. Então planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negocio. Vale esclarecer o que são esses itens acima descritos:
Oportunidades: são situações externas, atuais ou futuras que se forem aproveitadas pelo administrador podem se proporcionar aspectos positivos. Exemplo: novos fornecedores, etc.
Ameaças: são situações externas, atuais ou futuras que se não evitadas ou eliminadas podem afetar o bom andamento do negocio. Exemplos: roubos, forte concorrência, etc.
Força: são características do administrador que podem fortalecer e aperfeiçoar o negócio, dando destaque frente aos concorrentes. Exemplo: habilidades de liderança motivacional.
Fraquezas: são características do administrador que devem ser minimizadas, a fim de evitar influências negativas sobre o desempenho da organização. Exemplo: individualismo, pouca ou nenhuma comunicação com os colaboradores.
Existem níveis e tipos de planejamento que são levados em consideração. Apontamos três tipos de planejamento que são divididos em estratégico, tático e operacional.
Planejamento estratégico
É um conceito comum dentro da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. Auxilia também na definição de objetivos e estratégias para alcançar objetivos. Considera a empresa comum todo, é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização e seus objetivos de responsabilidade da direção geral.
Também é possível identificar as seguintes etapas dentro deste tema:
1- Análise do ambiente externo, as oportunidades e ameaças para a empresa;
2- O ambiente interno com as forças e fraquezas;
3- O contexto atual da empresa da analise SWOT (Strengths – forças, Weaknesses- fraquezas, Opportunities – oportunidades e Threats – ameaças);
4- Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a empresa pretende alcançar, onde e quando pretende chegar, saber identificar o público-alvo de cada ação e cada objetivo.
5- Implementação e formulação da estratégia, escolher o melhor plano para alcançar as metas, é importante verificar os recursos disponíveis e definir quais se aplicam mais adequadamente;
6- Obtenção de feedback e controle, onde os responsáveis verificam os resultados.
Planejamento Tático
Neste nível se faz a intermediação entre os dois níveis, estratégico e operacional, é o nível da de uma gerencia media, gerentes de seção, gerente de filiais supervisores, onde o líder é encarregado por uma pequena equipe. Este líder não toma decisões universais, isso cabe ao nível estratégico; mostram os planos, objetivos, metas e indicadores para sua equipe. A atuação é emcada área da empresa, compreendendo recursos específicos, seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivos a utilização eficiente dos recursos disponíveis em médio prazo.
Planejamento Operacional:
Estão todos os colaboradores que estão em contato direto com as atividades da “ponta”, contato com clientes e fornecedores e do suporte da organização e que não tomem decisões estratégicas ou táticas. Corresponde a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, com foco nas atividades rotineiras da empresa, por tempo bastante curto e de maneira sequenciadas de atividades. Este nível objetiva a otimização das operações e elaboração de procedimentos, visando à realização dos planos estratégicos e táticos.
...