Processos De Fabricação 1
Trabalho Escolar: Processos De Fabricação 1. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leitemichel • 19/3/2015 • 1.603 Palavras (7 Páginas) • 285 Visualizações
Sumário
1. FERRAMENTAS DE USINAGEM 2
1.1. AÇO FERRAMENTA 2
1.2. AÇO RÁPIDO 2
1.3. LIGAS FUNDIDAS 3
1.4. METAL DURO 3
1.5. CERMET 3
1.6. CERÂMICA 3
1.7. NITRETO DE BORO CÚBICO CRISTALINO (CBN) 3
1.8. DIAMANTE 4
2. FRESADORA 4
2.1. FRESADORA HORIZONTAL 4
2.2. FRESADORA VERTICAL 4
2.3. FRESADORA UNIVERSAL 4
2.4. FRESADORA CNC 5
3. TORNO 5
3.1. TORNO PARALELO 5
3.2. TORNO VERTICAL 5
3.3. TORNO DE FACES 5
3.4. TORNO CNC 5
4. RETIFICA 5
5. PLAINA 5
6. BROCHA 6
7. AJUSTAGEM 6
7.1. LIMA 6
7.2. ALARGADOR 6
7.3. COSSINETE 6
7.4. MACHO 6
8. REFERENCIAS 7
1. FERRAMENTAS DE USINAGEM
As primeiras ferramentas de usinagem surgiram quando pedras de minério de ferro foram usadas em fogueiras para aqueces cavernas. Pelo efeito do calor e da adição de carbono pela queima da madeira, o minério se transformou em metal. Com sua evolução desenvolvemos métodos e combinações muito melhores, que resultaram nos materiais de alto desempenho disponíveis hoje em dia.
Todos os materiais de corte necessitam de algumas exigências básicas, tais como:
• Elevada dureza a frio e a quente;
• Tenacidade;
• Resistência ao desgaste por abrasão;
• Estabilidade química;
• Custo e facilidade de obtenção;
Existem materiais para ferramenta que apresentam baixo custo e fácil produção, porem, podem não apresentar todas as propriedades desejadas e por isso seu uso é normalmente limitado.
1.1. AÇO FERRAMENTA
Aço ferramenta tem em sua composição 0.8 a 1.5% de carbono e diversos tipos de aplicação. Há diferenças de nomenclatura na bibliografia, que pode denominar aço ferramenta toda a gama de aços usados para fabricação de ferramentas.
Após o aparecimento do aço rápido o aço ferramenta teve seu uso reduzido a aplicações secundarias, tais como:
• Reparos, uso doméstico e de lazer;
• Ferramentas usadas uma única vez ou para fabricação de poucas peças;
• Ferramenta de forma;
São ainda utilizados por suas características de:
• São materiais mais baratos;
• Facilidade de obtenção de gumes vivos;
• Tratamento térmico simples;
• Quando bem temperado obtém-se elevada dureza e resistência ao desgaste;
Porem, o aço ferramenta tem uma limitação de trabalho a até 250ºC e acima desta temperatura a ferramenta perde a dureza.
1.2. AÇO RÁPIDO
O aço rápido tem em sua composição elementos de liga como, tungstênio, cromo e vanádio como elemento de liga e pequena quantidade de manganês para evitar fragilidade. Tem como características o limite de temperatura de 520 a 600ºC, uma grande resistência à abrasão em relação ao aço ferramenta, preço elevado e um tratamento térmico complexo.
1.3. LIGAS FUNDIDAS
Ligas fundidas têm em sua composição o tungstênio, cromo e vanádio, porem, alguns elementos podem ser substituídos, tais como, o tungstênio pode-se usar em partes, manganês, molibdênio, vanádio, titânio e tântalo, o cobalto pode ser substituído por níquel.
Suas características são a elevada resistência a quente, temperatura limite de 700 a 800ºC e qualidade intermediária entre o aço rápido e o metal duro.
1.4. METAL DURO
Metal duro ou carbonetos sinterizados, inicialmente com o nome de widia (wie diamante – como diamante), tem sua composição de 81% de tungstênio, 6% de carbono e 13% de cobalto. Tem como característica a elevada dureza, elevada resistência à compressão, elevada resistência ao desgaste, possibilidade de obter propriedades distintas nos metais duros pela mudança específica dos carbonetos e das proporções do ligante e controle sobre a distribuição da estrutura.
1.5. CERMET
Cermet é um composto formado por cerâmica e metal (CERâmica/METal), alguns fabricantes especificam o uso somente se os fatores operativos no torneamento de acabamento estiverem exatamente corretos, outros indicam uma área ampla para utilização, incluindo o exigente semi-acabamento. Além disso, os cermets são usados no fresamanto de materiais de peças duras.
O cermet tem como característica a baixa tendência a formação de gume postiço, boa resistência a corrosão, boa resistência ao desgaste, resistência a temperatura elevada e alta estabilidade química.
1.6. CERÂMICA
Hoje em dia encontramos dois tipos de cerâmica, a com base de oxido de alumínio e a com base de nitreto de silício. Recomenda-se a utilização em ferro fundido, aço endurecido e ligas resistentes ao calor e não deve ser usados em alumínio, ligas de titânio, materiais resistente ao calor, magnésio, berílio e zircônio. Recomenda-se o uso em usinagem a seco para evitar choque térmico e evitar cortes interrompidos.
Tem como característica a alta dureza a quente (1600ºC), não reage quimicamente com o aço, longa vida da ferramenta, usado com alta velocidade de corte e não forma gume postiço.
1.7. NITRETO DE BORO CÚBICO CRISTALINO (CBN)
O CBN
...