Processos Gerenciais
Casos: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TatianapSantos20 • 23/11/2013 • 3.664 Palavras (15 Páginas) • 433 Visualizações
Universidade Anhanguera
Centro de Educação a Distância
ATPS – Processo Administrativo: As funções administrativas – Teoria e Prática
Disciplina: Processos Gerenciais
Tutor à distância: Profº. Me Ademir Cavalheiro Leite
Tecnologia em Logística
Tutor Presencial: André Wander da Silva
MÍDIAN SAMPAIO ARAGÃO DA SILVA – RA 6946461822
TATIANA PEREIRA DOS SANTOS – RA 1299501872
PEDRO OSVALDO DO AMARAL – RA 6394242066
LUIZ FERNANDO DA SILVA – RA 6945454612
WAGNER FERREIRA LEME – RA 7985730139
Campinas / SP
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
1. FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO 04
2. PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO 04
2.1 DESAFIO: PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 05
3. PROCESSO ADMINISTRATIVO: DIREÇÃO 06
4. PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE 07
5. ANÁLISE DAS LEITURAS PROFºs Antonio Cury e Susana Brito 08
6. IMPLICAÇÕES ÉTICAS 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Nosso objetivo é sistematizar o Processo Administrativo (organizar, planejar, coordenar e controlar) por meio da elaboração de um relatório com um plano estratégico para a realização de um Projeto de Extensão Universitária. Definido o planejamento e a organização, vamos mostrar como atua a direção e o controle, itens esses que são importantes para manter e motivar a Empresa. Ao final, esperamos que as premissas do processo administrativo, reforçadas pelas habilidades gerenciais (conceituais – humanas – técnicas), sirvam de base para a aprendizagem das demais disciplinas. Também, esperamos favorecer o desenvolvimento de competências do profissional para tomar decisões, atuar como consultor, empreender, pensar criticamente e ter visão global do papel do Administrador em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade.
Bons estudos!
1. FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO
Definição 1 FONTE 1
CARLOS ALBERTO DE FARIA
É o ato ou efeito de planejar. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiros e métodos determinados; planificação. Elaboração por etapas, com bases técnicas (especialmente no campo (socioeconômico), de planos e programas com objetivos definidos; planificação). CHIAVENATO, Idalberto.Administração: teoria, processo e prática. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007; PLT 302.
Definição 2 FONTE 2
Prof. MARCIO EDUARDO CORREA SAMPAIO
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. MONTANA, Patrick J. ; CHARNOV, Bruce H; Administração. Tradução Cid Knipel Moreira: Revisão técnica Álvaro Pequeno da Silva. 2ª Ed.São Paulo: Saraiva,2003.
2. PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO
É muito importante o processo de organização, pois o planejamento estratégico é realizado em conjunto com outros setores, porém com o mesmo objetivo.
Sendo assim, uma empresa privada, ou uma organização não-governamental,precisa haver um objetivo em comum.
São necessários quatros Processos Administrativos para execução de qualquer empresa, inclui- se também no nosso Projeto Universitário, são eles:
1) PLANEJAMENTO: Determina previamente um grupo de pessoas no que se deve fazer e quais as metas projetadas.
2) ORGANIZAÇÃO: Alicerce da empresa une pessoas e também equipamentos para realizar o trabalho de acordo com o planejamento elaborado.
3) DIREÇÃO: Guia e coordena o trabalho do grupo.
4) CONTROLE: Examina se tudo que está sendo feito esta de acordo com o planejamento e com as ordens que foram dadas.
“Organização é extremamente importante, pois o planejamento estratégico normalmente é realizado no âmbito de uma organização”. Maximiano (2006) enxerga uma organização como um conjunto de recursos (humanos, financeiros e materiais) que busca realizar um mesmo objetivo.
Tanto ‘decidir’ quanto ‘fazer‘, o grupo deve também se preocupar-se com os processos de decisão e com os Processos de ação. A tarefa de decidir permeia a organização administrativa como um todo, praticamente com a mesma intensidade da tarefa de fazer – na verdade ela está intimamente integrada com a última. “Uma teoria geral da Administração deve incluir princípios de organização que assegurem tanto um processo correto de tomada de
...