Processos Gerenciais
Artigo: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sheilashe • 30/5/2014 • 1.429 Palavras (6 Páginas) • 346 Visualizações
Introdução
Para o administrador, planejar torna-se obrigatório, pois terá que apresentar soluções viáveis para alcançar objetivos comuns. No conteúdo a seguir apresentaremos as formas de planejamento estratégico, tático e operacional que explicará seus níveis e processos de uma forma mais detalhada, deixando assim, muito claro que uma das principais funções de um administrador dentro do processo administrativo é realizar planejamentos.
Etapa 1/Passo 1.
O que é planejamento? E tipos de planejamento.
Planejamento é o ato de traçar planos para se alcançar um objetivo, a fim de economizar tempo, dinheiro, ter um controle maior sobre a direção a ser tomada durante o percurso, e ter uma ideia dos obstáculos que virão pela frente. Existem alguns tipos de planejamento, como veremos abaixo:
Planejamento estratégico: Objetivos em longo prazo, elaborado por níveis mais altos na empresa, diretores, vice-presidente, presidente.
Planejamento tático: Objetivo á médio prazo, elaborado por níveis gerenciais, ao receber o planejamento estratégico, gerentes, supervisores.
Planejamento operacional: Objetivo á curto prazo, para colaboradores da operação, que fazem acontecer e tornam possível alcançar as metas estabelecidas no início.
Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).
Planejamento Tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos, divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166).
Planejamento operacionalenvolve esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizadas e submetidas a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007, p.187).
Pesquisa comparativa: Conclui-se que Planejamento para Chiavenato (2007), Robbins (2000) e também com Oliveira (2010), é um processo pelo qual transformamos aquilo que ainda é teoria em prática, ou seja, através de estudos e trabalhos, colocamos em prática para que possamos atingir os objetivos, sejam eles profissionais pessoais e outros.
Processos Gerenciais – Etapa 1/Passo 2.
Discussão sobre os passos anteriores, e confronto com a mensagem dos palestrantes Shinyashiki e Santos.
Vimos nos passos anteriores à importância do planejamento e seus tipos, ele deve ser usado como ferramenta para alcance dos objetivos da empresa, deve ser bem estruturado, de forma a cortar custos, cumprir prazos, aumentar a qualidade do serviço, assim evitando a perda de clientes. O planejamento é o que serve de base para as outras funções, é o principio da administração, exige organização, direção e controle. Através de seus tipos ele abrange diversas áreas da empresa, o estratégico, visa onde estamos e onde queremos chegar, são objetivos para serem obtidos em longo prazo, o tático, desenvolvido por gerentes, supervisores, é focado em todos os departamentos da empresa e o operacional, que é o de curto prazo, o que esta sendo feito hoje.
Considerações:
Para o Prof. Roberto Shinyashiki, o planejamento estratégico é uma forma muito direta de se enxergar uma solução, saída, ou uma ideia para a vida no geral, seja na parte profissional, pessoal etc. Conforme frases abaixo:
Visão é a arte de ver o invisível.
Visão é a arte de ver as oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas.
Segundo Prof. Paulo Barreto dos Santos, o administrador do século XXI é aquele que olha para frente e se mantém sempre atualizado, dando o exemplo para seus seguidores, fazendo com que assim, todos que estão ao seu redor também possam sentir esta necessidade de ter um conhecimento amplo pra que também possa ser uma pessoa de sucesso em sua vida. Afinal é melhor evitar um problema do que ter que resolver o problema. Conforme citação abaixo:
Todos nós sabemos que para ter sucesso neste mercado global, precisamos abrir as janelas do futuro, Winston Churchill, ex. - primeiro ministro da Grã-Bretanha, dizia na década de 50 que os impérios do futuro seriam os impérios do conhecimento, da informação e da tecnologia. Essa afirmação nunca foi tão verdadeira. As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades.
De acordo com Chiavenato (2007), o planejamento também traz incertezas consigo, fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. Por outro lado, a preocupação exagerada em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo.
Concluiu-se que, são várias as definições de Planejamento segundo os autores lidos, porém todos focam que o planejamento é um processo para que possamos atingir objetivos e/ou metas.
Processos Gerencias - Etapa 2/Passo 1.
Planejamento de projeto de extensão universitária, na comunidade onde a faculdade se encontra inserida. Projeto de orientação pessoal e profissional.
Objetivo: Orientar crianças e adultos das comunidades ao entorno da faculdade, como escolher a carreira e formação, estimular o ingresso na escola de quem esta fora dela, com orientação dos professores
...