Processos Gerenciais
Trabalho Escolar: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Merenalda • 7/9/2013 • 771 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
Direção
É correto afirmar que sem uma compreensão do conceito de direção ficaria difícil se chegar a uma administração favorável ao gestor.
De nada adianta um bom planejamento e uma boa organização se as pessoas trabalham sem orientação e coordenação adequada.
Direção:“É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.”
A direção como função administrativa serve de apoio para o planejamento e a organização, se referindo as relações interpessoais dos administradores com seus subordinados.
Para que o planejamento e a organização sejam eficazes , a orientação as pessoas deve ser por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e da motivação.
Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.
Principais meios de direção empresarial:
a)Comunicação - Ordens ou Instruções (transmitir decisões aos subordinados): são dadas ou emitidas pelos encarregados da direção, enquanto ao empregado cumpre obedecer, executando o que lhe foi determinado.
Dois aspectos principais devem ser mencionados a respeito das ordens de serviços:
Quanto à amplitude:
• ordens gerais = obrigação de todos os empregados da empresa.
• ordens específicas = competência de um ou de poucos empregados da empresa. •
Quanto à forma:
• ordens orais (verbais) = ordens dadas de viva voz aos executores.
• ordens escritas = ordens dadas por escrito aos executores.
b)Liderança: O líder cuida para que haja bom entendimento entre todos de modo que se sintam cômodos, façam a sua parte e ajudem-se mutuamente. Neste sentido, a comunicação é essencial e deve ser sempre uma via com duas mãos: saber expor e saber ouvir com atenção as idéias alheias, pois as melhores provêm sempre desse intercâmbio de opiniões que aperfeiçoa o trabalho rumo ao objetivo perseguido.
A mais importante tarefa de um líder é formar outros líderes para que o grupo não se extinga defronte da adversidade. O bom administrador deve formar outros administradores, pois o grupo se conserva quando todos evoluem. É conveniente dar oportunidades para que surjam as iniciativas.
O tempo, para o administrador, é de vital importância; saber aproveitá-lo sem ser pressionado por ele é uma arte pouco conhecida. Neste sentido, saber delegar é essencial. A síndrome da urgência conduz ao erro; pensar exige tempo e paciência, antecipação e inteligência. A colaboração mútua fará com que o grupo se adiante aos ponteiros do relógio.
C)Motivação: O administrador ou dirigente não pode ignorar a existência desse problema na ação de seus subordinados, pois é certo que a pessoa que trabalha em uma empresa deve ter motivos para assim proceder. Podemos dizer que, motivo é qualquer coisa que leva a pessoa a praticar uma ação e motivação é proporcionar um motivo a uma pessoa, estimulando-a a agir de maneira desejada.
A melhor maneira de abordar o assunto é fazer um resumo ou classificação dos motivos em quatro categorias:
• sobrevivência (continuar a viver);
• segurança (manter-se protegido);
• satisfação (sentir-se saciado, contente, realizado, etc.);
• estimulação (buscar novos estímulos).
A
...