Processos Químicos Industriais Relatório “geleca”
Por: Yngrid Brito • 25/11/2019 • Trabalho acadêmico • 361 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
Processos Químicos Industriais
Relatório “geleca”
Introdução
A “geleca”, também conhecida como “slime” é uma massa de modelar que se tornou febre entre as crianças de todo o mundo. O preço da geleca pronta varia de R$ 15,00 até R$ 278,00, e devido a esse sucesso, existem até lojas em shoppings onde as crianças criam suas próprias gelecas.
Para obtermos a geleca, podemos utilizar o polímero sintético poliacetato de vinila, também conhecido como PVA. Os polímeros sintéticos são produzidos a partir de reações de polimerização, e estas reações podem ser de Poliadição ou Policondensação. Nesse experimento, é um polímero de adição, pois se dá pela “soma” sucessiva de vários monômeros do acetato de vinila. E assim se torna o poliacetato de vinila.
O poliacetato de vinila originalmente é transparente e incolor, também insolúvel em água, e só se dispersa em meio aquoso se tiver um agente emulsificante
Objetivo
Esse relatório tem como objetivo descrever o experimento realizado em laboratório, durante a aula de Processos Químicos Industriais. O experimento teve como objetivo aplicar os conceitos e teorias aprendidos em sala de aula anteriormente, para obtermos uma geleca.
- Resultados e Discussão
Após a realização do experimento, seguindo cada passo das instruções, o resultado foi um sucesso. A “geleca” teve sua consistência, volume, textura e elasticidade finais esperado, isso se deve aos materiais utilizados. O protagonista do experimento foi o PolyVinyl Acetate (PVA), representado pelo monômero e sua estrutura química (linear) a seguir, respectivamente.
[pic 2]
A cola branca (PVA), no caso a cola “pritt tenaz”, é um polímero, uma substância que tem moléculas muito longas, ou seja, átomos ficam grudados um no outro, e assim, vão formando correntes, onde acontece uma reação química com encadeamento da matéria prima.
Jogando o bórax faz com que as moléculas grudem umas nas outras, quando isso acontece a cola (PVA) que tinha a forma liquida acaba virando uma “geleca”, se tornando sólida e adquirindo uma certa elasticidade, como a imagem ilustra.
[pic 3]
[pic 4]
A geleca depois da reação química se torna um fluido não-newtoniano, cuja viscosidade altera conforme o grau de pressão aplicado, conforme a figura a seguir.
[pic 5]
Referências
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/polimero-pva.htm
...