Processos de Fabricação
Por: Emerson17011990 • 2/4/2016 • Trabalho acadêmico • 530 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
Engenharia de produção – automação
emerson rodrigues de souza – 268832012
Portfólio
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2016
emerson rodrigues de souza – 268832012
Portfólio
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Processos de Fabricação
Prof. Esp Daniel Mariano
Guarulhos
2016
[pic 2]
Respostas do Capitulo 5
.............................................................................................................
1- Os fatores para a seleção do metal da ferramenta são: material a ser usinado, processos de usinagem, condição da maquina operatriz, forma e dimensões da ferramenta, custo do material da ferramenta , condições de usinagem, condições da operação
2- Os principais requisitos que uma ferramenta deve apresentar são: Dureza a quente, resistência ao desgaste, tenacidade e estabilidade química.
3- Na ordem as Durezas são : Aços rápidos, Aços rápidos com cobertura, Coronite, Metal duro, Metal duro com cobertura, Material cerâmico, Nitreto de boro cúbico, Diamante.
4- O aço rápido é uma ferramenta de alta liga composta por Tungstênio, molibdênio, cromo, vanádia, cobalto e nióbio, com resistência ao desgaste e dureza a alta temperatura.
5- Os aços rápidos tem uma tenacidade baixa com bastante resistência ao desgaste e com dureza as altas temperaturas de modo bem satisfatório.
6- O metal duro é obtido através da prensagem do pó de alguns componentes do ferro como: ( cobalto, níquel, titânio e cromo), após a sua mistura segue a compactação através da sintetização, aquecimento de todo composto para fundir o metal e trazer um material de alta rigidez.
7- A tabela 5.3 explica a características químicas e dos metais ajudando a analise e entendimento modo operante de cada ferramenta ou seja analisa tenacidade, dureza, e quais o tipos de uso em uma operação, é própria para desbaste, corte, ou acabamento de uma peça.
8- A finalidade da cobertura no metal duro é proporcionar o aumento da resistência da usinagem em atrito com o material, deixando o mesmo mais resistente ao desgaste, ao choque térmico e a soldagem por exemplo. Com relação às camadas utilizadas, o carboneto de titânio proporciona aumento da vida útil, diminuindo o desgaste da ferramenta, carbonitreto de titânio é similar porém seu coeficiente de atrito é menor. O óxido de alumínio garante estabilidade á altas temperaturas e o nitreto de titânio reduz o coeficiente de atrito entre a ferramenta e o cavaco.
...