TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Fabricação

Por:   •  3/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.583 Palavras (15 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

RESUMO 4

1 INTRODUÇÃO 5

1.1 Objetivo 6

1.1.1 Objetivos específicos 6

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7

2.1 Métodos de obtenção dos pós 7

2.1.1 Porcessos químicos 9

2.1.1.1 Carbonila 9

2.1.2 Processo físico 10

2.1.2.1 Atomização a água 11

2.1.2.2 Atomização a gás 12

2.1.2.3 Atomização centrífuga 13

2.1.2.3.1 Atomização centrífuga - Por eletrodo rotativo 13

2.1.2.3.2 Atomização centrífuga - Processo rotativo por feixe de elétrons 14

2.1.2.4 Atomizaçao ultrassônica 15

2.1.3 Proceso mecânico 17

2.1.3.1 Moinho de bolas 17

2.1.3.2 Moinho atritor 18

2.1.3.3 Moinho vibratório 20

2.1.3.4 Moinho de martelos 21

3 CONCLUSÃO 22

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

RESUMO

O processo de fabricação dos pós caracteriza-se por possibilitar a fragmentação da matéria-prima utilizada na metalurgia do pó por diferentes processos físicos, químicos e mecânicos, levando em consideração sua composição e suas variáveis de processo. Neste trabalho serão abordados os principais métodos utilizados na obtenção das pequenas partículas que servirão como base para fabricação de peças sinterizadas. Os processos físicos e mecânicos estão relacionados uns com os outros na produção dos pós, ou seja, a atomização do metal líquido (físico) e a quebra dos mesmos (mecânico). Qual processo escolher é determinado pelas limitações impostas pelo mercado e razões econômicas, como também do tipo especifico do produto final desejado.

Palavras chaves: pó, metalurgia, atomização, moinho, carbonila.

1. INTRODUÇÃO

A metalurgia é o ramo da engenharia que trata da produção e adequação dos metais e suas ligas. A metalurgia do pó trabalha com a fabricação de peças por meio da sinterização do pó metálico, compactando e moldando a peça conforme a necessidade, sem restrição de sua geometria, com estreita tolerância dimensional e liberdade de escolha do material.

A primeira etapa da metalurgia é a mistura dos pós metálicos, de acordo com a necessidade de cada um, porém antes disso, o primórdio do processo é a obtenção dos pós metálicos, por meio de métodos e processos diversos. A vantagem de se conhecer quais e como funcionam as técnicas disponíveis para produção de pós é compreender o porquê das características encontradas em cada tipo de pó e quais variáveis de processo as influenciam.

Os processos de fabricação dos mesmos podem ser divididos em químicos, físicos e mecânicos. Cada um desses processos se subdivide em métodos variados, de acordo com a necessidade do fabricante, as propriedades desejadas no pó e claro levando-se em conta o custo envolvido na fabricação.

O foco do trabalho é apresentar os métodos de obtenção dos pós metálicos nos seus variados processos. No processo químico será apresentado o método da Carbonila(Fe(CO)5), material do qual o pó de ferro é produzido. No físico alguns dos diversos métodos da atomização, que é a divisão do um corpo em frações menores, sendo eles a Água, a Gás e Centrífuga. E no mecânico a utilização de equipamentos como os Moinhos, destinados á realizar a fragmentação do material bruto, podendo ser de Bolas, Atritor, Vibratório, Martelos e Planetário.

1.1 OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo descrever alguns dos variados métodos de obtenção dos pós metálicos utilizados na metalurgia.

1.1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar os métodos químicos, físicos e mecânicos;

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Para que se possa passar um bom conhecimento a respeito do assunto tratado, de forma clara e objetiva é de extrema importância que se realize uma pesquisa ampla em diversas fontes, tais como livros, artigos, documentos, trabalhos de conclusão de curso e até mesmo sites de empresas especializadas no ramo da metalurgia.

Neste trabalho será apresentado parte do conhecimento extraído deste material selecionado.

2.1 MÉTODOS DE OBTENÇÃO DOS PÓS

Entre as características mais importantes dos pós metálicos estão à forma e o tamanho das partículas individuais. Para o projeto de uma peça sinterizada, a distribuição granulométrica das partículas é outra informação importante. Os vários métodos de obtenção de pó metálicos conduzem a diversas formas, tamanhos, distribuição e outras características dos pós, sendo imprescindível o domínio do processo de obtenção e caracterização dos pós para se chegar a uma peça final que atenda os quesitos de engenharia.

As partículas de pós metálicos podem ser esféricas, aciculares, dendríticas, etc. A medição do tamanho das partículas exige equipamentos especiais: qualquer dos métodos mais comuns de medição tem sempre alguma aproximação, contém algum erro inerente. Partículas unidimensionais são, em geral, acirculares ou parecidas com bastões irregulares. Sua dimensão mais significativa é, portanto, o comprimento. Partículas em forma de escamas podem ser consideradas como bidimensionais, onde o comprimento é muito mais significativo que a espessura. Várias partículas são de natureza tridimensional, como as esféricas.

O método mais comum de medição do tamanho da partícula que podem variar de 0,400

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (584.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com