TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Ágeis

Trabalho Escolar: Processos Ágeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 9

Processos ágeis e XP

processos ágeis:

1) o que são processos ágeis?

R. Processos ágeis são metodologias que desenvolvem software de forma iterativa e incremental. Que visa reduzir o ciclo de vida do software – acelerando seu desenvolvimento.

2) Origem:

A origem dos métodos ágeis está ligada á instabilidade do ambiente tecnológico e o fato de o cliente estar frequentemente incapacitado de definir as sua necessidades de maneira exaustiva no inicio do projeto. O termo “ágil” faz referencia á capacidade de adaptação ás mudanças de contexto e as modificações de especificações que intervêm durante o processo de desenvolvimento.

Em 2001, foi estabelecido o MANIFESTO ÁGIL, tendo a seguinte traduação:

Em 2001, foi estabelecido o MANIFESTO ÁGIL, com a seguinte declaração:

“Estamos descobrindo melhores modos de Desenvolvimento

de software fazendo-o e ajudando outros a fazê-lo. Por meio

desse trabalho, passamos a valorizar:

Indivíduos e interações ao invés de processos e

ferramentas.

Software funcionando ao invés de uma documentação

abrangente.

Colaboração do cliente ao invés de negociação de

contratos.

Resposta a modificações ao invés de seguir um plano.

// Cada metodologia tem sua particularidade e práticas sugeridas, mas muitas hoje em dia foram surgindo modelos mesclados de metodologias: onde as melhores práticas de cada metodologia é aplicada a um processo customizado. É necessário analisar a necessidade e a maturidade da equipe para então escolher uma prática ágil que irá trazer o benefício esperado.

São recomendadas para projetos que:

existem muitas mudanças;

os requisitos são passíveis de alterações;

a recodificação do programa não acarreta alto custo;

a equipe é pequena;

as datas de entrega curtas acarretam alto custo;

o desenvolvimento rápido é fundamental.

Em essência, as Metodologias Ágeis foram desenvolvidas com

o objetivo de vencer as fraquezas percebidas e reais da

Engenharia de Software (Pressman, 2010).

EXTREME PROGRAMMING: CONCEITOS

Valores

• Comunicação

• Simplicidade

• Feedback

• Coragem

• Respeito

Princípios Básicos

• Feedback

rápido

• Simplicidade

universidades

e,• Mudanças

incrementais

Abraçar mudanças

• Trabalho

de qualidade

Práticas

Para aplicar os valores e princípios durante o desenvolvimento de software, o XP

propõe uma série de práticas. Há uma confiança muito grande na sinergia entre

elas, os pontos fracos de cada uma são superados pelos pontos fortes de outras.

Jogo de Planeamento (Planning Game): O desenvolvimento é feito em iterações

semanais. No início da semana, desenvolvedores e cliente reúnem-se para priorizar

as funcionalidades. Essa reunião recebe o nome de Jogo do Planeamento. Nela, o

cliente identifica prioridades e os desenvolvedores as estimam. O cliente é essencial

neste processo e, assim, ele fica sabendo o que está acontecendo e o que vai

acontecer no projeto. Como o escopo é reavaliado semanalmente, o projecto é

regido por um contrato de escopo negociável, que difere significativamente das

formas tradicionais de contratação de projetos de software. Ao final de cada

semana, o cliente recebe novas funcionalidades, completamente testadas e prontas

para serem colocadas em produção.

Pequenas Versões (Small Releases): A liberação de pequenas versões funcionais

do projecto auxilia muito no processo de aceitação por parte do cliente, que já pode

testar uma parte do sistema que está comprando. As versoes chegam a ser ainda

menores que as produzidas por outras metodologias incrementais, como o RUP.

Metáfora (Metaphor): Procurar facilitar a comunicação com o cliente, entendendo a

realidade dele. O conceito de rápido para um cliente de um sistema jurídico é

diferente para um programador experiente em controlar comunicação em sistemas

de tempo real, como controle de tráfego aéreo. É preciso traduzir as palavras do

cliente para o significado que ele espera dentro do projeto.

Projecto Simples (Simple Design): Simplicidade é um princípio do XP. Projeto

simples significa dizer que caso o cliente tenha pedido que na primeira versão apenas o usuário "teste" possa entrar no sistema com a senha "123" e assim ter

acesso a todo o sistema, você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com