TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programacao identificadores

Tese: Programacao identificadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Sempre que estamos construindo programas, estamos envolvidos com dados, os quais devem ser tratados dentro dos programas de uma maneira especial. Como exemplo, podemos desenvolver um algoritmo para calcular a média de idade de 25 alunos de uma turma. Neste caso, os dados a serem manipulados são as idades dos mesmos. Sabemos que, para calcularmos uma média, necessitamos somar todas as idades e dividir pelo número de alunos. Neste caso, precisamos manipular estes dados (IDADE, SOMA, MEDIA) na memória do computador. Mas como o computador (ou melhor, o compilador da linguagem de programação utilizada) irá identificar qual valor corresponde à idade, à média ou à soma?

Nota-se, pois, que os valores a serem manipulados na memória do computador precisam ser identificados por nomes. Isto é uma variável.

Variável é, pois, uma posição de memória, identificada por um nome e que possui um valor dentro dela. Vejamos alguns exemplos através de "caixinhas" identificadas por nome, como se estas fossem as posições de memória.

IDADE 10 SALÁRIO 2500.52 NOME Maria

No exemplo mostrado acima, vemos uma variável identificada (chamada) IDADE que possui o conteúdo igual a 10. Temos também a variável chamada SALÁRIO que possui o conteúdo igual a 2500.52 e a variável NOME com conteúdo igual a Maria. O nome de uma variável deve ser escrito em letras maiúsculas, podendo este nome conter números também, mas sempre começando com letra. Por exemplo: podemos ter variáveis chamadas de ENDEREÇO, TELEFONE, IDADE, TOTAL1, TOTAL5, mas NUNCA 1TOTAL, 5TOTAL, NOME-DO-FUNCIONARIO, porque não pode começar com número nem podemos utilizar símbolos no nome da variável, como -, *, /, $ ou outro símbolo qualquer.

Vimos, portanto, que uma variável deve receber um nome para que depois coloquemos nela um determinado conteúdo, que será usado no programa. No exemplo citado anteriormente, a respeito do programa para calcular média de idade da turma, podemos perceber que o mesmo precisaria de três variáveis: uma chamada IDADE, para armazenar a idade de cada aluno; outra chamada SOMA, para somar a IDADE de todos e outra identificada como MEDIA, que conterá a média de idade dos alunos. Mais tarde saberemos como construir este programa.

Constantes

O conceito de constante é similar ao de variável, na medida em que ambos possuem um identificador e um tipo. A diferença está no fato de que uma variável, como o próprio nome diz, pode ter seu conteúdo (valor) alterado durante a execução do programa. Já uma constante numa pode ser alterada. Uma vez que um dado valor é atribuído a uma constante, esta possuíra esse mesmo valor enquanto o programa estiver em execução.

Identificadores

Os identificadores são os nomes atribuídos a variáveis ou constantes de um programa. Deve-se buscar dar nomes claros às variáveis e constantes, de modo que elas reflitam os seus significados. Por exemplo, se uma variável irá armazenar o salário de um empregado, por que não escolher o identificador SALARIO para representa-la?

Os identificadores devem obedecer a duas regras de formação:

1) Devem começar com uma letra ou sublinhado (_).

2) Os caracteres seguintes devem ser letras, números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com