Programação Estruturada: Desenvolvimento de algoritmo utilizando a Linguagem C
Pesquisas Acadêmicas: Programação Estruturada: Desenvolvimento de algoritmo utilizando a Linguagem C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: holand666 • 23/6/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.480 Palavras (6 Páginas) • 601 Visualizações
Relatório 2 – Programação Estruturada
Desenvolvimento de algoritmo utilizando a Linguagem C
Desenvolver um algoritmo é realizar uma receita para um processo computacional que consista em uma série de operações primitivas, interconectadas devidamente, sobre um conjunto de objetos. Os objetos manipulados por essas receitas são as variáveis.
No desenvolvimento de um projeto, quanto mais tarde um erro é detectado, mais dinheiro e tempo se gasta para repará-lo. Assim, a responsabilidade do programador é maior no desenvolvimento dos algoritmos do que na sua implementação ,pois quando bem desenvolvidos, não se perde muito tempo em refazê-los, reimplantá-los e retestá-los, assegurando assim uma eficiência com o prazo previsto para o projeto.
Aplicação dos Conceitos de Estrutura de Controle para análise de condições
A linguagem C possui diversos comandos de controle de fluxo. É possível resolver todos os problemas sem utilizar todas elas, mas devemos nos lembrar que a facilidade de entendimento de um programa depende do uso correto das estruturas no local certo.
if (condição) declaração:
A expressão, na condição, será avaliada. Se ela for zero, a declaração não será executada. Se a condição for diferente de zero a declaração será executada.
O else:
Podemos pensar no comando else como sendo um complemento do comando if. O comando if completo tem a seguinte forma geral:
if (condição) declaração_1;
else declaração_2;
A expressão da condição será avaliada. Se ela for diferente de zero a declaração 1 será executada. Se for zero a declaração 2 será executada. Nunca serão executadas as duas ou nenhuma delas.
O if-else-if
A estrutura if-else-if é apenas uma extensão da estrutura if-else. Sua forma geral pode ser escrita como sendo:
if (condição_1) declaração_1;
else if (condição_2) declaração_2;
else if (condição_3) declaração_3;
.
.
.
else if (condição_n) declaração_n;
else declaração_default;
A estrutura acima funciona da seguinte maneira: o programa começa a testar as condições começando pela 1 e continua a testar até que ele ache uma expressão cujo resultado dá diferente de zero. Neste caso ele executa a declaração correspondente. Só uma declaração será executada, ou seja, só será executada a declaração equivalente á primeira condição que der diferente de zero. A ultima declaração (default) é a que será executada no caso de todas as condições darem zero e é opcional. Um exemplo da estrutura acima.
A expressão condicional:
Quando o compilador avalia uma condição, ele quer um valor de retorno para poder tomar a decisão. Mas esta expressão não necessita ser uma expressão no sentido convencional. Uma variável sozinha pode ser uma "expressão" e esta retorna o seu próprio valor.
ifs aninhados:
O if aninhado é simplesmente um if dentro da declaração de um outro if externo. O único cuidado que devemos ter é o de saber exatamente a qual if um determinado else está ligado.
O Comando switch:
O comando if-else e o comando switch são os dois comandos de tomada de decisão. Sem dúvida alguma o mais importante dos dois é o if, mas o comando switch tem aplicações valiosas. Mais uma vez vale lembrar que devemos usar o comando certo no local certo. Isto assegura um código limpo e de fácil entendimento. O comando switch é próprio para se testar uma variável em relação a diversos valores pré-estabelecidos. Podemos fazer uma analogia entre o switch e a estrutura if-else-if apresentada anteriormente. A diferença fundamental é que a estrutura switch não aceita expressões. Aceita apenas constantes. O switch testa a variável e executa a declaração cujo case corresponda ao valor atual da variável. A declaração default é opcional e será executada apenas se a variável, que está sendo testada, não for igual a nenhuma das constantes.
O comando break, faz com que o switch seja interrompido assim que uma das declarações seja executada. Mas ele não é essencial ao comando switch. Se após a execução da declaração não houver um break, o programa continuará executando. Isto pode ser útil em algumas situações, mas é recomendado ter cuidado.
Desenvolvimento de Laços de Repetição
Laço for:
O laço for é geralmente usado quando queremos repetir algo por um número fixo de vezes. Isso significa que utilizamos um laço for quando sabemos de antemão o número de vezes a repetir.
Laço while:
Utiliza os mesmos elementos do laço for, mas estes são distribuídos de maneira diferente no programa.
Utilizamos o laço while quando o laço pode ser terminado inesperadamente, por condições desenvolvidas dentro do corpo do laço.
Laço do-while:
Este laço é bastante similar ao laço while. Ele é utilizado em situações em que é necessário executar o corpo do laço uma primeira vez e, avaliar a expressão de teste e criar um ciclo repetido.
Utilizar os conceitos de algoritmos, desenvolver um algoritmo em linguagem C que seja capaz de realizar a conjugação baseada nos parâmetros e fazer o calculo de aproveitamento da bobina jumbo.
a) Criar uma função para receber os pedidos: quantidade em quilos, largura das bobinas e altura das bobinas (unidade de medida
...