Desenvolvimento de Algoritmo utilizando a Linguagem C
Resenha: Desenvolvimento de Algoritmo utilizando a Linguagem C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pattyfritsh • 6/6/2013 • Resenha • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 666 Visualizações
Desenvolvimento de Algoritmo utilizando a Linguagem C.
• Estrutura de um Programa
Um programa de computador nada mais é do que um grupo de comandos logicamente dispostos com o objetivo de executar determinada tarefa. Esses comandos são gravados em um arquivo texto que é transformado em uma linguagem executável por um computador através de um processo chamado compilação. A compilação substitui os comandos de alto nível (que os humanos compreendem) por instruções de baixo nível (compreendida pelo sistema operacional em execução no computador).
Código Fonte Compilador Código Executável
Código Fonte – texto contendo programa em C.
Código Executável – sequência de instruções de máquina
• A estrutura básica de um programa em C .
Um programa é composto de uma ou mais funções. Sendo que a única função obrigatória é a main(). Esta é a primeira função a ser chamada toda vez em que o programa é executado.
Toda função deve ter o seu nome precedido de parênteses “()”,indicando que se trata de uma função. Os símbolos “{“ e “}” representam o inicio e o termino da função respectivamente. O programa abaixo mostra a estrutura básica de um programa escrito em C. A palavra reservada void na frente da função main() indica que ela não retorna nenhum valor.
Vod main() //Primeira função a ser exercutada
{
/*Aqui ficaria as declarações locais e as intruções
do programa */
Observando o programa acima podemos perceber que existem duas formas de comenta-lo. O primeiro é utilizando duas barras “//” que comenta todo o código contido naquela linha e não há necessidade de fecha-la. O segundo é usando os caracteres /* e */ que comentam todas as instruções localizadas entre eles. Quando comentamos uma instrução estamos na realidade impedindo que elas sejam compiladas.
Aplicação dos Conceitos de Estrutura de Controle para Analise de Condições.
Uma das tarefas fundamentais de qualquer algoritmo e programa são decidir o que deve ser executado a seguir. Os comandos de decisão permitem determinar qual é a ação a ser tomada com base no resultado de uma expressão condicional. Isso significa que podemos selecionar entre ações alternativas, dependendo de critérios desenvolvidos no decorrer da execução do programa.
Algoritmo Linguagem C
SE IF
SENÃO ELSE OU IF-ELSE
SE-SENÃO-SE ESCOLHA IF-ELSE-IF
ESCOLHA SWITCH
• COMANDO “ SE – IF”
O comando se/if instrui o algoritmo/computador a tomar uma decisão simples.
O comando consiste na palavra-chave se/if seguida de uma expressão de teste entre parênteses. Se a expressão de teste for verdadeira , a instrução será executada; do caso contrário, nada será feito.
ALGORITMO. LINGUAGEM C.
Se (condição) então If (condição) {
< instruções>; <instruções>;
fim-se }
• COMANDO “SENÃO-ELSE”
Usado quando queremos testar duas condições, sendo a primeira verdadeira e a segunda falsa.
ALGORITMO. LINGUAGEM C.
Se (condição) então If (condição){
<instruções para condições verdadeiras> ; <instruções para condição verdadeira>;
}
Senão Else {
<instruções para condições falsas> ; <instruções para condições falsas>;
Fim-se }
• Comando “ SE-SENÃO-SE/IF-ELSE-IF”
Desvios condicionais encadeados.
ALGORITMO
Se<condição1>então
<comandos para condição1 verdadeira> ;
senão
Se<condição2>então
<comandos pata condição1 e condição 2 verdadeiras>;
senão
<comandos para condição1 verdadeira e condição2 falsa> ;
fimse
Fimse.
LINGUAGEM C
If(<condição1>) {
<sequencia de comandos para condição1 verdadeira>;
} else{
If(<condição2>){
<comandos para condição1 e condição2 verdadeiras> ;
}else{
<sequencia de comandos para condição1 verdadeira e condição2 falsa> ;
}
}
• COMANDO “ESCOLHA-SWITCH”- DECISÕES MULTIPLAS.
Comando de decisão múltipla é uma especialização da estrutura de decisão composta aninhada(quando tem senão/else dentro de senão/else), que permite a execução de opções mutuamente exclusivas.
ALGORITMO. LINGUAGEM C.
Escolha(seleção) Switch (condição)
CASO <condição> CASE <seleção>
<comando>
...