Projeto De Redes I
Trabalho Escolar: Projeto De Redes I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luks_fileh • 2/10/2013 • 1.800 Palavras (8 Páginas) • 648 Visualizações
Sumário
1 - INTRODUÇÃO 3
2 - ESCUTAR O CLIENTE 3
3 - LOCAL DO PROJETO 4
3.1 - PLANTA LOCAL 4
3.2 - DISPOSIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS, CABEAMENTO E IDENTIFICAÇÃO 4
4 - LAYOUT LÓGICO 7
5 - ENDEREÇAMENTO IP 8
6 - ORGANIZAÇÃO DOS USUÁRIOS NO AD 9
7 - CUSTOS 10
8.1 - POLÍTICAS DE SEGURANÇA 11
8.2 - DIRETIVAS DE GRUPO 12
9 - CONCLUSÃO 15
1 - INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo, mostrar com clareza as especificações necessárias para a implementação de um projeto de redes com todas as condições de segurança e estrutura de que uma rede precisa, sem falar que nossa planta é baseada em uma escola (fictícia) de pequeno porte e que, este é o nosso foco maior, ou seja, listando equipamentos de boa qualidade e preços mais acessíveis, tomando sempre cuidado para não deixar este orçamento, fora das condições orçamentárias da empresa.
2 - ESCUTAR O CLIENTE
Este é um ponto muito importante, pois dele depende uma boa parte do projeto. Neste ponto temos que saber, por exemplo, quanto o cliente pretende gastar. Essa informação é importantíssima, porque é a partir daí que irá se moldar a planilha de custos.
É de suma importância também saber se a instituição tem interesse em expandi-la futuramente e consequentemente esse cabeamento terá que ser estruturado possibilitando assim condições para que a nossa rede seja expandida também.
Temos também que saber quais usuários irá ser limitado, ou seja, quais usuários não terão permissões de alterar, copiar e instalar programas por exemplo.
E por fim quais dispositivos irão ser compartilhados. Essa informação é de extrema importância no que diz respeito ao compartilhamento de equipamentos, por exemplo, impressoras. Essa informação nos ajudará nessa implementação.
Figura 2.1: Escutar o cliente é parte fundamental de um projeto de rede.
3 - LOCAL DO PROJETO
Depois que conversamos com o cliente sobre as suas necessidades e exigências, passamos para a análise do local do projeto.
3.1 - PLANTA LOCAL
A planta local de um projeto é muito importante, pois é através dela que podemos ter uma prévia noção como será disposta futuramente a nossa rede física. Também temos informações referentes à metragem dos cômodos do prédio, o que facilita, por exemplo, no cálculo da metragem dos cabos que serão usados no projeto, como também no cálculo da metragem das canaletas. Temos na próxima página, a planta baixa do nosso projeto, que é uma escola de informática (Figura 3.1).
3.2 - DISPOSIÇÕES DOS EQUIPAMENTOS, CABEAMENTO E IDENTIFICAÇÃO.
A partir da planta local elaboramos a planta layout. Nessa planta estão dispostas todas as máquinas da rede, por onde o cabeamento irá passar a identificação de cada máquina na rede (Figura 3.2). A nomenclatura que foi adotada para nomear as máquinas foi a de se usar três letras de cada cômodo. Por exemplo, a recepção tem como nomenclatura RCP; a sala dos professores tem como nomenclatura SLP; e assim acontece com os outros cômodos.
6,73 m
6,73 m
Sala de aula A
Sala de aula B
5,15 m
3,00 m
5,15 m
CPD
Circulação
5,15 m
Laboratório
Diretoria
5,15 m
WC Femi.
5,15 m
5,15 m
WC Masc.
Sala dos professores
5,15 m
5,15 m
Almoxarifado
Recepção
3,00 m
Copa
14 m
Figura 3.1: Planta local
SLA18
...