Projeto De Software Orientado A Objeto
Dissertações: Projeto De Software Orientado A Objeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: scarioca • 26/2/2015 • 825 Palavras (4 Páginas) • 485 Visualizações
1. Projeto de Software Orientado a Objeto
Objetivos Gerais
Aprender técnicas avançadas de Análise e Projeto de Software empregadas no desenvolvimento de software. Haverá foco particular em técnicas utilizadas para melhorar o reuso de software desenvolvido usando o paradigma de Orientação a Objeto.
Objetivos Específicos
• Apresentar uma visão histórica da evolução de técnicas visando a reutilização de software.
• Destacar o papel dos padrões (patterns) na reutilização de colaborações entre classes e objetos em modelos conceituais e modelos de software.
• Aprender alguns padrões típicos de análise, isto é, modelos conceituais de objetos reutilizáveis.
• Aprender a projetar uma arquitetura de software.
• Apresentar alguns design patterns, principalmente aqueles mais importantes no desenvolvimento de frameworks.
• Apresentar os conceitos de reutilização de componentes prontos e formas de desenvolvê-los.
• Apresentar os conceitos de componentes corporativos.
• Comparar várias arquiteturas de componentes presentes no mercado.
• Apresentar os conceitos de frameworks e como eles permitem reutilizar a análise de problemas e o projeto de soluções, permitindo assim escrever aplicações relacionadas com grande facilidade e rapidez.
• Apresentar vários frameworks concretos.
• Apresentar uma metodologia de desenvolvimento de frameworks.
• Permitir que o aluno aprofunde seu conhecimento dos conceitos apresentados através da elaboração de um projeto concreto.
1.1 Análise e Projeto Orientados a Objeto
Objetivos
• Comparar e contrastar Análise e Projeto
• Definir Análise e Projeto Orientados a Objeto
O que vamos fazer na disciplina?
• Saber uma linguagem de programação orientada a objeto (OO) não é suficiente para criar sistemas OO
Tem que saber Análise e Projeto OO (APOO)
Isto é, Análise e Projeto usando uma perspectiva de objetos
• Nesta disciplina, vamos nos concentrar na fase de Projeto, supondo que a Análise já foi feita
Na prática, a análise e o projeto são feitos em ciclos
Em cada ciclo, a análise vem antes do projeto
Ensinamos Projeto primeiro porque Análise requer mais maturidade e será feita em semestre posterior
• Usaremos a linguagem UML (Unified Modeling Language) para criar modelos (de análise e de projeto)
Um modelo é uma representação abstrata dos aspectos essenciais de um sistema
O que é "essencial" depende do momento da modelagem
A UML usa uma representação principalmente gráfica para representar os modelos
UML é muito popular hoje em dia para modelar sistemas
Não vamos ensinar UML nessa disciplina
Estude aqui (vou tentar achar um link melhor ...)
Resumo aqui
• Usaremos Design Patterns (padrões de projeto) para mostrar soluções abstratas para problemas que surgem frequentemente durante o projeto de sistemas OO
Os patterns tratarão principalmente de:
Como atribuir responsabilidades a objetos (uma das atividades mais difícil no desenvolvimento de sistemas OO)
Como separar o que muda do que é constante numa determinada situação, com o objetivo de ganhar flexibilidade
Para evitar "o efeito gelatina"
• Análise e Projeto de Software são feitos usando-se um processo de desenvolvimento que mostra claramente quais são as etapas a seguir para produzir software de qualidade
Artefatos devem ser produzidos na várias fases e etapas do processo
Não falaremos muito de processos de desenvolvimento (tem outras disciplinas para isso)
Só são mencionados aqui para mostrar que Análise e Projeto não são atividades soltas, mas fazem parte de uma "metodologia"
O que são Análise e Projeto?
• Diferenças
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