Projeções Cartográficas
Por: 20171998 • 20/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.780 Palavras (8 Páginas) • 275 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE SOROCABA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
ENGENHARIA AMBIENTAL
Ana Gabrieli Eufrasio Cavallari – 90477
CARTOGRAFIA
Sorocaba/SP
2018
Graus de Deformação da Superfície
- Propriedade das projeções
Equivalência (tamanho ou área): os ângulos não são conservados e as figuras não poderão ser semelhantes à esfera. Tem propiedades de não alterarem as áreas, conservando uma relação constante com as suas correspondentes na superfície da Terra. Seja qual for a porção representada num mapa, ela conserva a mesma relação com a área de todo o mapa.
Conformidade (as formas): mesmo com a alteração da escala, os ângulos são mantidos, não apresentando deformações angulares, mas o tamanho das áreas serão comprometidos. Representa sem deformação, todos os ângulos em torno de quaisquer pontos, e decorrentes dessa propriedade, não deformam pequenas regiões.
Equidistâncias (distâncias): conserva as distâncias do mapa às distâncias contadas sobre a esfera, somente para algumas direções específicas. Não apresenta deformações lineares para algumas linhas em especial, isto é, comprimentos representados em escala uniformes.
Afiláticas: não possui nenhuma das propriedades citadas anteriormente, isto é, equivalência, conformidade e equidistância, ou seja , as projeções em que as áreas, distâncias, formas, ângulos e comprimentos não são conservados.
- Definição dos tipos de projeções
Projeções Conformes;
Projeção em que a forma de figuras da superfície cartográfica e os ângulos em torno de pontos são corretamente representados. Nesta projeção as formas representadas não são alteradas, devido os ângulos serem mantidos idênticos na esfera e no plano, e decorrentes dessa propriedade, não deformam pequenas regiões. Porém, a alteração nas distâncias e nas áreas, causam outros tipos deformações na projeção.
Os paralelos e os meridianos se cruzam em ângulos retos. A escala e qualquer ponto, é a mesma, em qualquer direção. . Porêm, ela pode mudar de um ponto para outro, e permemanece independente do azimute em todos os pontos dos mapa.
Mesmo com a alteração da escala, os ângulos são mantidos, não apresentando deformações angulares, mas o tamanho das áreas são comprometidos.
Um exemplo de projeção conforme muito conhecida, é a projeção de Mercator.
Projeções Equivalentes;
Projeção cartográfica em que a proporção das áreas de todos os objetos representados é conservada. Nesta projeção as áreas não são deformadas, pois conserva a proporcionalidade das áreas, conservando uma relação constante com a sua correspondência na superfície terrestre, mas as formas e os ângulos são deformados. As áreas na carta guardam uma relação constante com as suas correspondentes na superfície da Terra. Às vezes, a igualdade de áreas é obtida com uma expressiva deformação da figura.
São exemplos de projeções equivalentes as projeções de Peters, de Lambert e de Behrmann.
Projeções Equidistantes;
Projeção cartográfica em que a escala real é conservada ao longo de certas linhas, e os comprimentos são representados em escala uniforme. Este tipo de projeção não apresentam deformações lineares, ou seja, não apresenta deformações em linha reta, mas isso só é possível em determinada direção, também apresenta constância das relações entre as distâncias dos seus correspondentes. Estas projeções são menos empregadas que as projeções conformes e equivalentes, pelo fato de que as distâncias são corretas apenas e uma direção.
Uma projeção mais conhecida do tipo equidistante é a azimutal ( ou azimutal equidistante) centrada em um dos polos. Nestas situações, a distância será correta entre o polo e qualquer ponto do mapa.
Uma projeção é azimutal equidistante, quando as distâncias são conservadas ao longo de círculos máximos que passam pelo centro; equidistante meridiana, quando a distância é conservada ao longo dos meridianos; e equidistante transversal, quando a distância é conservada ao longo dos paralelos.
Estas projeções são utilizadas para elaboração de rotas aéreas ou marítimas retas.
Projeções Afiláticas;
Nesta projeção as áreas e os ângulos apresentam-se deformados, e a equivalência, a conformidade e a equidistância variam. Porém, esta representação faz com que todas as deformações temdam a um valor mínimo. São aquelas em que os comprimentos, as áreas, as distâncias, as forma e os ângulos não são conservados. Entretanto, podem possuir uma ou outra propriedade que justifique sua construção, e sua finalidade. São exemplos de projeções afiláticas as projeções de Robinson e a Cilíndrica de Miller.
- Os diferentes tipos de projeção
Principais características de projeção de Mercator;
A projeção de Mercator também é denominada de Cilíndrica Equatorial, projeção classificada como cilíndrica conforme, porque não deforma os ângulos, esta projeção possibilita que as rotas sejam traçadas em linha reta sobre o mapa.
Esta projeção tem as seguintes características: cilíndrica, conforme, analítica, tangente (a um meridiano), nela os meridianos não são linhas retas, com excessão do meridiano de tangência e do Equador.
Nesta projeção os ângulos são preservados e as pequenas áreas tem o formato de suas área mantidos, e os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cruzam formando ângulos retos, os meridianos estão equidistantes, o Equador está representado em sua grandeza real, somente sobre ele é que a equidistância dos meridianos é também verdadadeira. Esta projeção corresponde a um tipo cilíndrico pouco modificado, e conforme se aproxima dos pólos os meridianos se afastam entre si, mais do que na realidade, isto causa uma forte deformação no sentido Leste-Oeste, e as deformações no sentido Norte-Sul aumentam conforme aumenta a latitude. As áreas mais próximas aos Pólos (elevadas latitudes) apresentam distorções, ficando desproporcionalmente maiores, como exemplo a Groelândia que é representada com tamanho maior do que o continente africano, não sendo esse seu tamanho real, a Groelândia é 8 vezes menor que a América do Sul, porém, ela está representada com uma área maior que a da América do Sul, também, essa projeção coloca a Europa no centro do mapa, apresentando a visão do Eurocentrismo.
...