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Projeções Ortogonais

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Por:   •  28/4/2013  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  555 Visualizações

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Ângulos Diedros:

A representação de objetos tridimensionais por meio de desenhos bidimensionais, utilizando

projeções ortogonais, foi idealizada por Gaspar Monge no século XVIII. O sistema de

representação criado por Gaspar Monge é denominado Geometria Descritiva.

Considerando o plano vertical e horizontal prolongados além de suas interseções, como

mostra a Figura, dividiremos o espaço em quatro ângulos diedros (que tem duas faces). Os

quatros ângulos são numerados no sentido anti-horário, e denominados 1º, 2º, 3º, e 4º Diedros.

Utilizando os princípios da Geometria Descritiva, pode-se, mediante figuras planas,

representar formas espaciais utilizando os rebatimentos de qualquer um dos quatro diedros.

Entretanto, para viabilizar o desenvolvimento industrial e facilitar o exercício da engenharia, foi

necessário normalizar uma linguagem que, a nível internacional, simplifica o intercâmbio de

informações tecnológicas.

Assim, a partir dos princípios da Geometria Descritiva, as normas de Desenho Técnico

fixaram a utilização das projeções ortogonais somente pelos 1º e 3º diedros, criando pelas

normas internacionais dois sistemas para representação de peças:

· sistema de projeções ortogonais pelo 1º diedro; e

· sistema de projeções ortogonais pelo 3º diedro.

Projeções Ortogonais pelo 1º Diedro:

As projeções feitas em qualquer plano do 1º diedro seguem um princípio básico que

determina que o objeto a ser representado deverá estar entre o observador e o plano de

projeção, conforme mostra a Figura. A partir daí, considerando o objeto imóvel no espaço, o

observador pode vê-lo por seis direções diferentes, obtendo seis vistas da peça.

Ou seja, aplicando o princípio básico em seis planos circundando a peça, obtemos, de

acordo com as normas internacionais, as vistas principais no 1º diedro.

Para serem denominadas vistas principais, as projeções têm de ser obtidas em planos

perpendiculares entre si e paralelos dois a dois, formando uma caixa.

A Figura mostra a peça circundada pelos seis planos principais, que posteriormente são

rebatidos de modo a se transformarem em um único plano. Cada face se movimenta 90º em

relação à outra.

Projeções Ortogonais pelo 3º Diedro:

Assim como no 1° diedro, qualquer projeção do 3º diedro também segue um princípio

básico. Para fazer qualquer projeção no 3º diedro, o plano de projeção deverá estar

posicionado entre o observador e o objeto, conforme mostra a Figura. O plano de projeção

precisa ser transparente (como uma placa de vidro) e o observador, por trás do plano de

projeção,

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