Propriedades da Madeira
Artigo: Propriedades da Madeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estellafo • 8/11/2013 • Artigo • 937 Palavras (4 Páginas) • 923 Visualizações
Propriedades da Madeira.
A madeira é um material anisotrópico, ou seja, possui diferentes propriedades em relação aos diversos planos ou direções perpendiculares entre si. Não há simetria de propriedades em torno de qualquer eixo.
É importante conhecer propriedades da madeira relativas às seguintes características:
• Propriedades físicas da madeira: umidade, densidade, retratibilidade e resistência ao fogo;
• Compressão paralela às fibras;
• Compressão normal às fibras;
• Tração paralela às fibras;
• Cisalhamento;
• Módulo de elasticidade;
• Solicitação inclinada;
• Embutimento.
Umidade
A umidade é fornecida em porcentagem e provém da diferença entre a massa úmida e a massa seca, sobre a massa úmida.
m1 : massa úmida;
m2: massa seca;
w : umidade.
Existem alguns termos que são normalmente utilizados para caracterizar as propriedades da madeira e especialmente em relação ao teor de umidade são usados dois termos bastante comuns:
- Madeira verde: caracterizada por uma umidade igual ou superior ao ponto de saturação, em torno de 25%.
- Madeira seca ao ar: caracterizada por uma umidade adquirida nas condições atmosféricas locais. É a madeira que atingiu um ponto de equilíbrio com o meio ambiente. A NBR 7190/97 considera o valor de 12% como referência.
Densidade
Existem dois tipos de densidades consideradas, a básica e a aparente.
A densidade básica é definida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado, já a densidade aparente é umidade padrão de referência calculada para umidade a 12%.
ms : massa em quilogramas (ou gramas) do corpo-de-prova seco;
Vm: volume em metros cúbicos (ou centímetros cúbicos).
Em termos de manuseio, a madeira apresenta uma importante característica que é a baixa densidade, esta equivale a aproximadamente um oitavo da densidade do aço.
Retratibilidade
Redução das dimensões pela perda da água de impregnação da madeira. A madeira tem maior retratibilidade na direção tangencial, seguida pela radial e axial.
Resistência ao fogo
A madeira tem um aspecto interessante em relação ao comportamento diante do fogo.
Seu problema é a inflamabilidade. No entanto, diante de altas temperaturas provavelmente terá maior resistência que o aço, pois sua resistência não se altera sob altas temperaturas.
Assim, em um incêndio ela pode ser responsável pela propagação do fogo, mas em contrapartida suportará a ação do fogo em alta temperatura durante um período de tempo maior.
Resistência característica
A resistência característica de uma madeira pode ser calculada a partir de valores médios obtidos experimentalmente. Neste caso, considera-se que a resistência característica corresponde a 70% do valor médio, ou seja:
fwk,12 = 0,70•fwm,12
O valor da resistência característica também pode ser estimado diretamente a partir de ensaios em corpos de prova de acordo com as especificações da norma brasileira.
Módulo de elasticidade (E)
O módulo de elasticidade é definido em função do tipo e da direção da solicitação (compressão paralela e normal, flexão e torção) em relação as fibras da madeira , por isso existem diversos tipos de módulo de elasticidade.
O valor básico refere-se ao módulo de elasticidade longitudinal na compressão paralela às fibras e deve ser obtido através do ensaio de compressão paralela às fibras de madeira
A NBR 7190/97 considera que o valor de E é igual para solicitações de compressão e tração, ou seja, Et = Ec.
• Módulo de elasticidade longitudinal normal às fibras (E90)
Pode ser obtido através de ensaios específicos ou como parte do valor de E0, dado pela relação:
• Módulo de elasticidade longitudinal na flexão (EM)
Pode ser obtido através de ensaios específicos ou como parte do valor de E0, dado pela relação:
EM = 0,85 E0 para as coníferas
EM=
...