TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção Contra Incendio

Exames: Proteção Contra Incendio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/12/2014  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 6

Considerando o assunto estudado na unidade I e II do caderno de estudos, assinale F ( Falso) ou V (verdadeiro) para as proposições a seguir:

(Valor total: 0,6)

1- (V ) Para que exista fogo, são necessários quatro elementos fundamentais: o combustível, o comburente, o agente ígneo, e a reação química em cadeia.

2- ( F ) Os combustíveis, um dos elementos essenciais à combustão, podem se apresentar somente no estado sólido e líquido.

3- ( F ) Dentro do contexto estudado quanto a segurança contra incêndio e pânico, podemos afirmar que a cultura do Brasil é prevencionista.

4- ( V ) Utilizando a água como agente extintor, o efeito de abafamento é obtido em decorrência da água, quando transformada de líquido para vapor, ter o seu volume, aumentado cerca de 1700 vezes. Este grande volume de vapor, desloca, ao se formar, igual volume de ar que envolve o fogo em suas proximidades, portanto reduz o volume de comburente (oxigênio) necessário à manutenção da combustão.

5- ( V ) As causas de incêndios podem ser naturais e artificiais, sendo os artificiais subdividida em acidentais ou propositais.

6- ( V ) Considerando as formas de extinção de incêndios, a retirada do comburente ou abafamento consiste, geralmente, na redução da concentração de oxigênio no local (como na extinção utilizando gás carbônico) ou na interposição de uma barreira que impeça o contato entre o combustível e o comburente.

7- ( V ) O Comburente é o elemento que reage com o combustível, participando da reação química da combustão, possibilitando assim vida às chamas e intensidade a combustão.

8- ( V ) A maioria dos combustíveis não queimam no estado sólido, sendo necessário transformar-se em vapores, por meio da pirólise, para então reagir com o comburente, ou ainda transformar-se em líquido para posteriormente em gases, para então queimar.

9- ( F ) Considerando os combustíveis gasosos, para que haja a combustão, a mistura com o comburente deve ser uma mistura ideal, isto é, não pode conter combustível demasiado (mistura rica) e nem quantidade insuficiente do mesmo (mistura pobre).

10- ( V ) Aumento/diminuição da temperatura, Dilatação/Contração térmica, Mudança de Estado, Efeitos fisiológicos do calor tais como a desidratação, a insolação, a fadiga, as queimaduras e inúmeros problemas no aparelho respiratório são efeitos físicos e químicos e fisiológicos causados pelo calor em incêndios.

11- ( F ) Ponto de ignição é a temperatura mínima, na qual o corpo combustível começa a desprender vapores, que se incendeiam em contato com uma chama ou centelha (agente ígneo), entretanto a chama não se mantém sem uma fonte externa de calor devido à insuficiência da quantidade de vapores.

12- ( V ) Em relação à fumaça, podemos afirma que : é irritante, asfixiante, extremamente tóxica, podendo ainda, dificultar a visibilidade, comprometer o funcionamento normal do organismo e, em alguns casos, levar a morte em um espaço curto de tempo.

13- ( V ) Dentre as definições existentes, podemos afirmar que segurança é o estado ou condição que se estabelece em um determinado ambiente ou indivíduo, através de medidas adequadas, com vistas à sua preservação e o exercício de suas atividades.

14- ( F ) Ao utilizar o gás carbônico como agente extintor CO2, deve-se ter o cuidado com a extinção de incêndios classe C, em razão de ser excelente condutor de corrente elétrica.

15- ( V ) Em um incêndio a propagação do calor em virtude da transmissão do calor que ele libera para outra parte do combustível ainda não incendiado, ou até mesmo para outro corpo combustível distante, também não incendiado. Este processo pode ocorrer sob três formas: condução, convecção e irradiação.

16- ( V ) Em relação a propagação do incêndio por irradiação, esta é pouco efetiva em pequenos incêndios mas é crítica em grandes incêndios com a propagação do calor ocorrendo de um prédio para outro sem ligação física.

17- ( V ) Considerando as formas de extinção de incêndios, a retirada do combustível é também conhecida como isolamento e geralmente é feita pela remoção dos materiais combustíveis dos ambientes adjacentes ao ambiente incendiado, para onde o incêndio terá uma tendência de se propagar.

18- ( V ) A propagação do incêndio por convecção se processa em decorrência da diferença de densidade do ar (ar mais quente sempre sobe), que ocorre com a absorção ou perda de calor.

19- ( F ) Pode-se afirmar que o calor é responsável pela produção de vapores combustíveis em materiais sólidos e líquidos (pirólise).

20- ( V ) A propagação do incêndio por irradiação é a transferência de calor de um ponto para outro de forma contínua, feita de molécula a molécula sem que haja transporte da matéria de uma região para outra.

21- ( F ) Fogo em materiais combustíveis sólidos comuns, geralmente de natureza orgânica (como madeira, papel, tecidos e similares), de fácil combustão que queimam em superfície e profundidade e deixam resíduos fibrosos (cinzas), onde a extinção é feita principalmente por resfriamento é classificado como incêndio classe B.

22- ( V ) Fogo que ocorre em equipamentos energizados é classificado como incêndio classe C. Entretanto de desconectados da rede elétrica, podem se tornar classe A ou B. Sua extinção deve ser realizada por substâncias que não conduzam eletricidade.

23- ( F ) A espuma, utilizada na extinção de incêndios, é uma solução aquosa de baixa densidade e de forma contínua, constituída por um aglomerado de bolhas de ar ou de um gás inerte.

24- ( V ) Considerando a segurança contra incêndio, podemos afirmar que esta inicia-se no planejamento urbanístico de uma cidade, devendo ser observados, dentre outros, Localização de unidades de Unidades de Bombeiros, Acessos às viaturas do CBMDF, Gabarito da região.

25- ( F ) Focando as medidas de proteção contra incêndio, as ativas são aquelas que estão incorporadas ao prédio e que reagem passivamente ao desenvolvimento do incêndio, dificultando seu crescimento e a sua propagação.

26- ( V ) São exemplo de medidas de proteção ativa: sistemas de extintores de incêndio e sistemas de hidrantes.

27- ( V ) Os agentes extintores devem ser utilizados de forma criteriosa, observando a sua correta utilização e o tipo de classe de incêndio, tentando sempre que possível minimizar os efeitos danosos do próprio agente extintor sobre materiais e equipamentos não atingidos pelo incêndio.

28- ( V ) A medida de proteção ativa contra incêndio são aquelas que são acionadas somente na ocorrência do incêndio em resposta a estímulos provocados pelo fogo.

29- ( V ) O controle da quantidade de material combustível presente no ambiente, a compartimentação horizontal, na tentativa de isolamento dos ambientes contíguos em um mesmo pavimento e o dimensionamento adequado de rotas de fuga, saídas de emergência e acesso para combate são exemplos de proteções passivas.

30- ( V ) Conhecimento na prática do funcionamento dos sistemas de prevenção e combate à incêndios, pesquisas bibliográficas sobre os sistemas a serem projetados, levantamento das normas técnicas vigentes e análise das mesmas são algumas regras básicas para elaboração de um projeto de proteção contra incêndio.

2- Responda o abaixo solicitado: Valor total: (0,4)

A partir do material da Unidade I e II, análise o prédio onde você mora ou trabalha (escolha aquele que for mais conveniente) em relação à segurança contra incêndios. Em seguida, responda às seguintes questões:

1) Existem medidas de proteção passivas no seu prédio? Quais? Descreva-as sucintamente.

Sim. Controle da quantidade de material combustível presente no ambiente, paredes de frente ao fogo dos materiais de construção incorporados no prédio e, também, das mobílias, rotas de fuga, saídas de emergência.

2) Existem medidas de proteção ativas no seu prédio? Quais? Descreva-as sucintamente.

Sim. Sistemas de extintores de incêndio, sistemas de hidrantes, sistemas de detecção e alarme, iluminação, comunicação esinalização de emergência.

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »