PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
Artigo: PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tarcinha • 9/9/2013 • 396 Palavras (2 Páginas) • 769 Visualizações
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
1. Princípio de Incêndio: Combate com um copo de água no primeiro minuto. Ex: Fogo na lixeira;
2. Pequeno incêndio: Combate com um balde de água. Ex: Uma camisa pegando fogo.
3. Médio incêndio: Combate com uma tonelada de água. Ex: Em prédio de grande porte.
4. Grande incêndio: Saia rapidamente do local. Ex: Incêndio de grandes proporções.
TRIÂNGULO DO FOGO
O FOGO resulta de uma reação físico-química chamada de COMBUSTÃO descrita pelos componentes abaixo:
Existem três métodos de extinção do fogo: Resfriamento, abafamento e isolamento.
São três formas de propagação do calor: Condução (Ex: Aquecimento de barra metálica), convecção (Aquecimento através do ar) e radiação (Ex: Raios solares).
O extinto de água: Deve-se retirar a trava de segurança, segurar firme o punho do mangote, apertar o gatilho e orientar o jato d´água para a base das chamas fazendo um movimento de varredura.
O extintor de pó químico seco: Deve-se retirar a trava de segurança, segurar firme o punho do mangote, apertar o gatilho e orientar o jato para a base das chamas fazendo uma cortina constante de pó.
O extintor de CO2: Deve-se retirar a trava de segurança, segurar firme o punho do difusor, apertar o gatilho e orientar o jato para a base das chamas fazendo um movimento de varredura. Obs: Quando usar este extintor jamais segure no difusor para não se queimar por causa da baixa temperatura.
NR 23 – Proteção Contra Incêndios: Orientar quanto a localização e sinalização dos extintores.
Manômetros: Mede e indica a pressão interna do cilindro do extintor de incêndio.
Sprinkler é um dispositivo para a extinção de incêndios. Consiste numa armadura, com um cano conectado a uma tubagem de água a pressão. O cano se fecha com uma tampa sujeita por uma cápsula de vidro recheada de um líquido cujo ponto de ebulição é a uma temperatura determinada (temperatura de disparo), a qual está sujeita contra um dispersor. Quando se produz um incêndio, ferve o líquido e o vapor rompe a cápsula; a tampa salta, sai a água, e choca contra o dispersor aspergindo a zona incendiada.
Existem outros automáticos, que em vez da cápsula estão conectados a um detector de incêndios o qual manda uma válvula automática que se abre quando o detector sabe de de um fogo. Quando se extinguiu, o detector fecha a válvula e, se for o caso, a abriria de novo se o fogo se reaviva
...