Protocolo de Redes
Artigo: Protocolo de Redes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrocaiosm90 • 19/5/2014 • Artigo • 526 Palavras (3 Páginas) • 535 Visualizações
Protocolo de Redes
O modelo TCP/IP foi criado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos por uma necessidade, afim de tornar possível a comunicação de dados entre dois computadores quaisquer em qualquer parte do mundo, a aproximadamente a velocidade da luz.
Devido ao surgimento de varias redes de computadores, a (ISO) International Organization Standartization realizou várias pesquisas sobre outros esquemas de rede, então viu-se a necessidade de se criar um modelo de rede para ajudar a os desenvolvedores a implementar redes que poderiam se comunicar e trabalhar juntas (interoperabilidade). Assim a ISO lançou em 1984 o modelo de referência OSI.
OSI:
Embora existam outros modelos de redes, o modelo OSI é o mais usado e a maior parte dos fabricantes de redes usam a camada OSI com referência de seus de seus produtos, pois é considerada a melhor ferramenta disponível para ensinar às pessoas a enviar e receber dados através de uma rede.
As vantagens do modelo OSI são:
Decompõe as comunicações de rede em partes menores e mais simples;
Padroniza componentes de redes, permitindo o desenvolvimento e o suporte por parte de vários fabricantes.
Possibilita a comunicação entre tipos diferentes de hardware e de software de rede;
Evita que as modificações em uma camada afetem outras, possibilitando maior rapidez no seu desenvolvimento;
Decompõe as comunicações em partes menores facilitando a sua aprendizagem e compreensão.
O modelo OSI é dividido em sete problemas menores e mais gerenciáveis, esses problemas estão divididos em sete camadas que são:
Camada 7: A camada de aplicação.
Camada 6: A camada de apresentação.
Camada 5: A camada de sessão.
Camada 4: A camada de transporte.
Camada 3: A camada de rede.
Camada 2: A camada de enlace.
Camada 1: A camada física.
Modelo TCP/IP:
O modelo TCP/IP tem importância histórica assim como os padrões que permitiram que as indústrias de telefonia, energia elétrica, estradas de ferro e videotape se desenvolvessem.
O TCP/IP foi desenvolvido com a finalidade da rede sobreviver a qualquer condição, até mesmo uma guerra mundial.
Ex.: um mundo em guerra entrecruzados por diferentes tipos de conexões: cabos, micro-ondas, fibras óticas e links de satélite, e ainda a necessidade de trafegar informações/dados, independentemente de qualquer nó ou rede privada na internetwork, que nesse caso pode ter sido destruida pela guerra.
Diferente do modelo OSI(composto por sete camadas), o modelo TCP/IP só tem quatro camadas, são elas:
Camada 4: A camada de Aplicação.
Camada
...