Prova de Sistemas de Fluidos Mecânicos
Por: danilojevene • 5/10/2020 • Trabalho acadêmico • 853 Palavras (4 Páginas) • 349 Visualizações
Lista de Atuadores
Nome:Danilo Jevene
Ra:15721213
1-) Em quais condições a haste do atuador, precisa de mais cuidados, seja quanto a esforços ou oxidações. Citar exemplos
R: Quando se deseja compensar inevitáveis desalinhamentos entre o cilindro e uma carga guiada é indispensável o uso de juntas flutuantes na extremidade da haste do cilindro, caso contrario o inevitável desalinhamento não só provocará atritos significativos no sistema como provocará um desgaste prematuro da bucha do mancal, da haste do cilindro e das guias do dispositivo. A este recurso denominamos de desacoplamento mecânico. Quando se deseja compensar inevitáveis desalinhamentos entre o cilindro e uma carga guiada é indispensável o uso de juntas flutuantes na extremidade da haste do cilindro, caso contrario o inevitável desalinhamento não só provocará atritos significativos no sistema como provocará um desgaste prematuro da bucha do mancal, da haste do cilindro e das guias do dispositivo. Com relação a oxidação melhor que minimize os atritos e impactos com molas ou limitações para que não haja trincas ou rupturas.
Quanto a forma de fixação/montagem, citar exemplos de aplicações mais adequadas . Justifique-as
R: – Atuadores lineares Os cilindros pneumáticos, construídos nas mais diversas formas e tamanhos, são os mais comuns e os mais utilizados nas instalações de automação pneumáticas e se dividem em dois grupos principais • De simples ação, que realizam trabalho em uma direção, possuindo uma única conexão de ar, sendo que o retorno à posição inicial pode se dar por ação de mola ou de outra força externa. • De dupla ação ou duplo efeito, quando realizam trabalho em ambas direções de avanço e de retorno, possuindo duas conexões de ar. – Cilindros de simples ação Os cilindros de simples ação realizam trabalho em uma só direção do curso, podendo ser do tipo haste avançada quando ele “puxa” a carga ou de haste recuada quando ele “empurra” a carga. O consumo de ar é menor que os de dupla ação, uma vez que o retorno se dá por ação de uma mola ou de uma força externa. Cilindro de simples ação retorno por mola, tipo “empurra” a carga. Devido à mola interna, a força deste cilindro é menor do que de um cilindro de dupla ação do mesmo diâmetro e tem um curso de trabalho limitado devido ao tamanho da mola. A principal aplicação destes cilindros está em segurar, fixar, expulsar peças, carimbar etc.. As medidas externas, para um mesmo curso, são maiores devido à mola de retorno, por isto hoje em dia só se utilizam cilindros de ação simples de tamanhos pequenos (Ø 2,5 a 25mm), cursos de até 50mm.
3) Onde é mais comum utilizar atuadores sem haste e quais as vantagens e limitações, desses atuadores? Justifique as respostas
R: Um cilindro convencional de 500mm de curso poderá ter, quando estendido, um comprimento total de 1100mm. No caso dos cilindros sem haste para o mesmo curso o comprimento total será de aproximadamente de 600mm. Isto facilita o seu emprego onde se necessita de cursos muito longos. O movimento do êmbolo se dá como nos cilindros comuns, sendo que o movimento do mancal externo acontece por acoplamento magnético. Anéis magnéticos devidamente polarizados proporcionam o arraste. Momentos de inércia ou fortes impactos podem deslocar o mancal de sua posição. No manejo de cargas pesadas devem ser observados os momentos de torção e o alinhamento sob pena de desgastes prematuros nas buchas do mancal.
...