Pseudolinguagem ou pseudocódigo
Tese: Pseudolinguagem ou pseudocódigo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maduarttes • 8/10/2013 • Tese • 377 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudocódigo e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) — de outra forma deixaria de ser pseudo.
Os livros sobre a ciência de computação utilizam frequentemente o pseudocódigo para ilustrar os seus exemplos, de forma que todos os programadores possam entendê-los (independentemente da linguagem que utilizem).
No caso da língua portuguesa existam alguns interpretadores de pseudocódigo, nenhum tem a projecção das linguagens Pascal ou BASIC, que no caso da língua inglesa se assemelham bastante a um pseudo-código.
Um programa para compilar um código em portugol é o VisuALG ou Portugol Viana que podem ser baixados de qualquer site de busca como o Google.
Índice [esconder]
1 Pseudolinguagem ou pseudocódigo (Portugol)
2 Exemplo
3 Ver também
4 Referências
Pseudolinguagem ou pseudocódigo (Portugol)[editar]
É uma linguagem de programação genérica e rica em detalhes. É um tipo de linguagem chamada de linguagem de projeto de programação. Essa pseudolinguagem assemelha-se bastante à forma como os programas são escritos. A diferença entre a descrição narrativa e o pseudocódigo está principalmente no vocabulário finito e bem menor do pseudocódigo e nas estruturas de controle que apresenta. A utilização de uma gama menor de termos facilita a expressão do raciocínio lógico na medida em que reduz a possibilidade de mal entendimento das instruções.
Exemplo[editar]
Abaixo vemos o exemplo de um programa que faz a leitura de dez números e calcula a média dos números positivos:
VARIAVEIS
S,C,I,A,MD:Real;
INÍCIO
S ← 0;
C ← 0;
PARA I← 1 ATÉ 10 FAÇA
INÍCIO
Escreva ('Digite um número');
LEIA (a);
SE a >=0 ENTÃO
INÍCIO
S ← S+a;
C ← C+1;
FIM;
FIM SE;
FIM;
FIM PARA;
MD ← S/C;
ESCREVER ('A média é:', MD);
FIM.
Ver também[editar]
Algoritmo
Fluxograma
Referências
Ícone
...