Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho
Por: Guilherme Neves • 2/4/2019 • Trabalho acadêmico • 359 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Disciplina: Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho
Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.
Pontuação: 15 pontos de 40
TAREFA 4.2
Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.
Para discutirmos a necessidade de preservar a saúde mental dos trabalhadores, faz-se necessário primeiramente entendermos o que é saúde mental.
De acordo com a ONU Brasil (2016) saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais. Entende-se por saúde mental o equilíbrio de uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.
Segundo a OMS diversos fatores colocam em risco a saúde mental e entre elas estão as condições estressantes de trabalho.
Além das condições estressantes, outras questões podem contribuir para que o trabalhador fique vulnerável, e estas questões são bastante variáveis de acordo com a função exercida pelo trabalhador. Entre elas, é possível citar: as longas jornadas de trabalho de profissionais da saúde, o estresse no trabalho de policiais e as altas exigências no trabalho de professores. De modo geral é observado que a desmotivação, trabalho sob pressão, condições precárias, problemas nas relações interpessoais, desvalorização e o assedio moral são condições que contribuem para o desequilíbrio da saúde mental.
Para uma organização, pensar nos indivíduos que a integram e nos benefícios individuais de uma saúde mental em equilíbrio, integrando aos seus valores a humanização das relações de trabalho, também resulta em benefícios como: maior produtividade, motivação e diminuição do absenteísmo justificados com atestados médicos ou mesmo desmotivação para o trabalho.
Criar condições para que a organização seja um ambiente que promova o bem-estar e o equilíbrio de seus trabalhadores é um desafio visto que, como citado, cada função exercida tem suas especificidades e ainda, cada sujeito apresenta necessidades que são subjetivas. É recomendável que para tal, a organização tenha uma equipe multidisciplinar trabalhando na avaliação dos problemas e nas ações para solucioná-los.
E finalmente, compreendemos que a organização que insere em seus valores a dignidade de seus trabalhadores deve criar condições para que a equipe permaneça motivada, satisfeita e saudável, gerando benefícios para empregadores e empregados.
...