Psicologia da Engenharia de segurança do trabalho
Por: Sergio Alves • 20/5/2018 • Trabalho acadêmico • 537 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.
Pontuação: 15 pontos de 40
TAREFA 4.2
Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.
Preservar saúde mental do trabalhor se faz necessária a sobrevivência de toda empresa
Segundo definição da OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Partindo dessa definição existem outros fatores a serem considerados em uma análise mais abrangente no que diz respeito a saúde mental do trabalhador e a sobrevivência da empresa.
O trabalhador ao chegar ao mercado de trabalho, em sua maioria já sua personalidade em grande parte formada pelo ambiente em que cresceu (família) e a somatória de experiências ao longo da sua vida. Elas formam um conjunto de características que definem a pessoa. Todos podem ter a mesma capacidade e potencial, mas as diferenças individuais e cada experiência vivida influenciam em sua personalidade.
Mas onde entra a empresa nessa história toda?
A empresa tem papel fundamental na vida do trabalhador, pois a empresa torna-se seu meio de subsistência, e aquele ambiente em que o trabalhador viveu na infância, adolescência e inicio da vida adulta, será substituída pelo ambiente corporativo, com suas regras e políticas.
O trabalho pode ser um gerador de sofrimento e adoecimento, pois ele desafia o trabalhador com metas de produção a serem compridos. Mas também é uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento psicossocial do adulto. Por isso se faz necessário que toda empresa tenha planos e metas adequadas ao perfil de cada trabalhador. Ela pode e deve explorar as dinâmicas de grupo, boas politicas de RH, reconhecimento e recompensa aos empregados e o principal e que vejo o mais importante é o treinamento (seja na área de processo ou segurança), o trabalhador se sente muito valorizado e prestigiado quando a empresa investe no seu treinamento. Isso agregado com a outras iniciativas de prevencionismo através de políticas de saúde do trabalho contribuem para uma adequada preservação da saúde do trabalhador e se a empresa possuir uma visão de longo prazo, tudo isso reflete em melhor produtividade, em queda de absenteísmo e acidentes de trabalho.
Não podemos deixar de comentar sobre o assedio moral, ele é uma das maiores causas de afastamento pelo INSS, contribui diretamente para a degradação da saúde mental do trabalhador e contribui também indiretamente para outros tipos de acidentes, como físicos por exemplo (prensamentos, acidentes operacionais, etc.). Toda empresa tem que possuir ferramentas para identificar e banir essa pratica da sua rotina administrativa e de produção.
Posso concluir que humanização do ambiente de trabalho, com respeito a individualidade de cada trabalhador, contribuem para preservação da saúde mental e fisica do trabalhador e para a sobrevivência da empresa isso se converte em maior produtividade, maiores lucros, e principalmente menos acidentes.
...