Psicologia do Trabalho
Por: Rodrigo Dantas • 1/4/2015 • Bibliografia • 3.482 Palavras (14 Páginas) • 293 Visualizações
[pic 3]
E-Tec Brasil
Instituição: IFRN
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
Disciplina: Psicologia do Trabalho
Professor (a): Nivia Lopes e Monique Leitão
Aula 1: A relação entre o homem e o trabalho
[pic 4]Psicologia do Trabalho
Caros alunos,
A Psicologia do trabalho é uma área que tem como tema principal de estudo as relações possíveis entre o homem e o trabalho. Dividimos essa disciplina em três grandes blocos. O primeiro grande bloco abrange as relações entre homem e trabalho. Estudaremos primeiro sobre o significado do trabalho e escolhas profissionais. Depois iremos compreender um pouco sobre como as organizações se estruturam e por último iremos nos aproximar mais ainda do tema trabalho através do seu principal expoente: o homem trabalhador. Nessa aula estudaremos conceitos importantes como carga, exigência, trabalho prescrito e real, conceitos chaves utilizados na área de Segurança do Trabalho.
No segundo bloco, estudaremos o adoecimento no Trabalho. Teremos 4 aulas sobre a saúde mental do trabalhador, em que abordaremos inicialmente os temas: Respostas Psicossomáticas, Estresse e Burnout. Em seguida abordaremos a violência no trabalho, através do assédio moral e assédio sexual. Nas aulas seguintes estudaremos as psicopatologias: transtorno de ansiedade, transtornos de humor e transtornos relacionados à dependência de substâncias.
Por último, concluímos a disciplina abordando os seguintes temas: Acidentes de Trabalho, Reabilitação profissional e aposentadoria, fechando o ciclo de trabalho na vida de uma pessoa.
Esperamos que gostem!
Nivia Lopes e Monique Leitão.
[pic 5]1. A RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O TRABALHO
2
Objetivos desta aula:
∙ Identificar as relações entre trabalho e identidade.
∙ Reconhecer o significado do trabalho na sociedade contemporânea.
∙ Identificar as principais exigências atuais para os profissionais.
∙ Identificar as consequências psicológicas para os indivíduos da sociedade baseada no trabalho.
[pic 6]1.1 A escolha do trabalho: palavras iniciais
Todas as pessoas buscam, de alguma forma, agir sobre a realidade e tentar modificá-la. Isso pode ocorrer através de uma interação social, da satisfação de um prazer, da criação de uma ideia ou nova tecnologia, da arte, entre outras inúmeras possibilidades.
Os nossos desejos são movidos por diversos elementos, tais como a forma que fazemos nossas escolhas, os nossos sonhos e projetos pessoais, os mecanismos de socialização que somos expostos (família, amigos, escola, ambientes de trabalho, mídias, etc.) e o modo como percebemos isso em nós mesmos, ou seja, o autoconhecimento. O trabalho é, portanto, uma das formas que o adulto humano utiliza como meio para agir sobre a realidade e para a satisfação das suas necessidades.
A partir dessa reflexão inicial, algumas questões podem ser levantadas, tais como:
∙ Sabemos com o que nos identificamos?
∙ Somos o que fazemos?
∙ O que queremos ou esperamos do trabalho?
Nesse sentido, você pode perceber que essas questões se referem à relação individual que cada pessoa estabelece com o seu trabalho.
E afinal de contas, o que é trabalho? Precisamos entender um pouco sobre o papel que o trabalho assume na sociedade atual. E, para isso, devemos fazer a seguinte pergunta: O significado do trabalho foi sempre o mesmo em todas as formas de
sociedade humana?
Esses são os pontos iniciais para começarmos a refletir: a relação social e 3
individual que um sujeito tem com o trabalho e os significados coletivos do trabalho para a sociedade são de grande importância para o profissional que tem o tema “trabalho” como centro de suas atuações profissionais.
Dessa forma, veremos essas duas questões em separado, estudaremos as exigências atuais para o trabalho e depois as possíveis consequências psicológicas desses fatores nos trabalhadores.
[pic 7]1.1.1 Trabalho e identidade
Lembra-se das três indagações feitas há pouco? Pois bem, falaremos agora sobre uma delas.
[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]
A partir desse questionamento, podemos dizer que ele está ligado aos fatores citados a seguir.
1. Aptidões, ou seja, são as habilidades que desenvolvemos para exercer determinado tipo atividade.
2. Experiências de vida ou oportunidades de aprendizado, o acesso ao conhecimento e às práticas de trabalho que tivemos.
[pic 14]3. Influências que sofremos de nossos familiares, amigos e mídias.
4. Autoconhecimento, o quanto conhecemos sobre nós mesmo em relação às essas questões citadas anteriormente.
A identificação do trabalhador com alguma área passa por esses aspectos abordados ou, pelo menos, deveriam passar. Muitas vezes, o trabalhador tem pouco acesso à informação ou teve oportunidades poucas de emprego e acaba atuando em uma
área com a qual tem pouca identificação ou aptidão. O desconhecimento das próprias habilidades poderá levá-lo a situações de adoecimento e acidentes. 4
...