Questões de como escrever um relatório
Por: Lucianojuneo12 • 27/11/2017 • Trabalho acadêmico • 691 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
1 Qual o conceito de relatório, sua finalidade e em que situações é normalmente requerido? Resposta : O relatório é um conjunto de informações em que é um documento utilizado para informar ou notícia sobre qualquer assunto. O relatório pode ser impresso, em formato digital ou então audiovisual dependendo do meio ou da área de circulação.
2 O relatório apresenta qual tipologia textual em sua composição? (Narração, descrição, argumentação, exposição ou injunção); Resposta : Exposição, pois devem apresentar as características dos principais problemas que estão sendo examinados, o redator leva em consideração a audiência e expõe os dados estatísticos, examinandose profundamente.
3 Qual a estrutura mais comum para a montagem de um relatório? Resposta : Normalmente utilizase de problema, causa, efeito e solução.
4 Descreva as normas para a elaboração de um relatório, segundo a descrição de Martins e Zilberknop (2004, p. 247248). Resposta : Extensão adequada: Sempre que possível, convém evitar o relatório muito longo, prossupondose que ele é feito exatamente para economizar o tempo da pessoa que o lê. Um relatório varia de acordo com a importância dos fatos relatados. Quando o relatório for curto, poderserão numerar os parágrafos(na margem esquerda, com exceção do primeiro). Linguagem: a linguagem deve ser objetiva, despojada, precisa, clara e concisa em omitir qualquer dado importante, aconselhase a elaboração de um relatório sucinto, acompanhado de possíveis anexos, quadros e até gráficos. Às vezes, o relatório apresenta tradução em uma ou mais línguas.
Redação: Redação simples, com boa pontuação e ortografia correta, se for de técnico, o relatório poderá ser redigido má linguagem específica comum. Se for redigido para um leigo, devese procurar traduzir as expressões que possam causar dúvida. Objetividade: O que se disse com relação a monografia serve para o relatório. Este não fugirá às suas destinações específicas, evitando rodeios, froreios de linguagem, literatice, pois sua qualidade essencial deve ser a clareza.
Exatidão: As informações serão precisas, não deixando quaisquer dúvidas quanto a problemas, números cifras e estatísticas. Quem elabora um relatório é responsável pelo seu conteúdo total. Por isso, cabelhe aferir detidamente a validade das fontes de consulta. Conclusão: O relatório necessariamente levará a uma conclusão, conquanto possa sugerir providência posteriores para a complementação de um trabalho.
...