Quimica técnologica
Ensaios: Quimica técnologica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelcarolina • 28/3/2015 • 1.139 Palavras (5 Páginas) • 345 Visualizações
Fabricação de tinta
Tinta é uma composição química , pigmentada ou não, que após aplicação se converte em um revestimento, proporcionando as superfícies; acabamento, e proteção.
As tintas constituem provavelmente o produto industrial mais efetivo no nosso mundo. Por exemplo, uma tinta com espessura de 75 micros representa somente 0,8% do valor total de um carro médio ainda assim o protege da corrosão , nos dar cor e aspecto de beleza.
Componentes básicos da tinta;
Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos. A resina também denomina o tipo de tinta ou revestimento empregado. Assim temos tinta acrílica, alquídicarais , epoxidicas.
Antigamente as resinas eram a base de compostos naturais, hoje são obtidas nas indústrias químicas.
Pigmento; Os pigmentos são partículas sólidas insolúveis usadas nos recobrimentos superficiais para proteção anticorrosiva, definição da coloração, impermeabilidade e melhoria das características físicas da película. Sua função não é apenas deixar a superfície colorida. As partículas sólidas na tinta refletem muitos dos raios de luz destrutivos, ajudando a duração da tinta. O dióxido de titânio (TiO2) é o pigmento branco mais utilizado na fabricação de tintas de cor branca e tons claros.
Veiculo fixo; Este é o componente responsável pela ligação das partículas de pigmentos e também pela formação da película de tinta. De maneira direta, influencia nas propriedades físico-químicas das tintas, isto é, a resistência da tinta depende do tipo de resina usado na fabricação.O tipo de resina empregado na composição da tinta é tão relevante que o nome da mesma é em função de tal. Assim, tinta alquídica é composta pela resina alquídica, a tinta acrílica pela resina acrílica, etc. Alguns exemplos de veículos fixos são: óleos vegetais, resinas alquídicas, resinas acrílicas.
Adtivos; Os aditivos são um grupo de componentes empregados em baixas concentrações 5%. Sem a presença de aditivos, algumas características nas tintas e nas películas não existiriam. Alguns aditivos mais comuns são: Secantes, Anti-sedimentares, Antinata, Plastificantes; Nivelantes; Antiespumantes – Antifungos
PROCESSO DE FABRICAÇÃO
No processo de fabricação das tintas, são feitas apenas operações unitárias, como pesagem, misturação, moagem, dispersão e diluição. As conversões químicas ocorrem na fabricação dos constituintes e na secagem da película.O processo inicia-se pesando, reunindo e misturando os pigmentos e veículos fixos. Após a mistura, em uma amassadeira com laminas em sigma, o material é transportado para outra sessão da fábrica, onde ocorre a moagem e posterior mistura. Os materiais são encontrados em tamanho exigido, e isso geralmente é necessário tanto para aumentar quanto para diminuir o tamanho da partícula. Na indústria de revestimentos é usada a moagem: operação que combina impacto, compressão, abrasão e atrito, para reduzir o tamanho da partícula sólida. É importante que as partículas pigmentos, resinas, que compõem as tintas tenham um tamanho aceitável, pois pode comprometer a qualidade da tinta. Nesse contexto, as partículas em tamanho menor darão um nivelamento mais uniforme às tintas quando forem aplicadas.
Formulas químicas; R – N = C= O + R´XH R – N – C –X R`
Resinas Amínicas (CH2O) n.H2O.
Linhaça = tipo ácido graxo; Linolenico. Formula C18 H30 O2, Secativo, índice de iodo 155-205.
Resinas poliuretânicas; formula R – N = C = O + R`XH R - N – C –X – R`
TABELA FISPQ
Perigos mais importantes produto INFLAMAVEL
Toxidade dos vapores
Efeitos do produto:
Efeitos adversos a saúde humana:
Inalação: Pode causar irritação do aparelho respiratório, tontura, dor de cabeça, falta de ar e desmaio Contato com a pele: Contato freqüente ou prolongado pode irritar, ressecar ou causar
...