RECICLAGEM DE ENTULHOS PARA REUTILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Thaís Tranca • 3/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 414 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Curso de Engenharia Civil
PROJETO DE PESQUISA DE GESTÃO AMBIENTAL
Reciclagem de Resíduos da Construção Civil
Maria Caroline Maranhão Albuquerque- 1010657/5
Ronaldo Cesar de Oliveira Parente- 0411632/1
Thais Pereira de Abreu Tranca- 1420158/X |
Fortaleza-CE, Maio 2015
RECICLAGEM DE ENTULHOS PARA REUTILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Projeto de intervenção proposto
Pela professora de Tópicos deGestão
Ambiental para compor a média da 2ª NP.
INTRODUÇÃO
Com o intuito de diminuir a quantidade de resíduos sólidos gerados por empresas da construção civil na realização de seus empreendimentos imobiliários, resolvemos reciclar os resíduos, realizando o reaproveitamento. Essa atitude se adéqua ao conceito de sustentabilidade, atenuando os impactos ambientais causados e diminuindo os custos.
Segundo Carina Ulsen , engenheira formada pela USP , em sua tese sua dissertação, “Os resíduos de construção e demolição (RCD) representam cerca de 50% de todo o resíduo sólido gerado, sendo que cerca de 90% deste é de origem mineral e pode ser reciclado através de processos de beneficiamento mineral”.
JUSTIFICATIVA
Diversas ações têm sido tomadas diante da necessidade da sociedade se desenvolver de forma mais sustentável, gerando o mínimo de impacto possível ao meio ambiente.
Até um período recente isso não era uma preocupação tão grande, pois a disponibilidade dos recursos naturais e a quantidade de pessoas envolvidas no processo de consumo eram menores. Porém após a década de 1980 principalmente, a industrialização crescente, a exploração indiscriminada dos recursos naturais, afalta de cuidados com o descarte de resíduos têm ocasionado escassez de recursos, até mesmo porque quase sempre a matéria prima é não renovável.
A Industrialização as novas tecnologias e o crescimento populacional exigem cada vez mais a construção de novos edifícios, principalmente nos centros urbanos, contribuindotambém para a produção crescente de resíduos, diminuindo os espaços disponíveis para o descarte dos mesmos, fazendo com que o processo de descarte se torne algo oneroso e difícil.
Normalmente os resíduos são descartados em locais não autorizados, calçadas, riachos, beira de rios, terrenos baldios, praças. Isso gera um gasto muito alto para o poder público, tanto na retirada e destinação correta para os entulhos quanto tentando minimizar os danos gerados por eles (limpeza de bueiros e galerias por exemplo).
É necessário encontrar formas de descarte onde seja possível cumprir uma exigência legal e usufruir dos benefícios gerados. Realizamos um projeto onde o gerador dos resíduos obtenha o benefício de readquirir os produtos provenientes dos descartes a um custo de produção mais baixo.
OBJETIVO GERAL
Diminuir os impactos ambientais gerados pelo setor da construção civil e reduzir os custos, incentivando a redução no consumo de recursos naturais não renováveis substituindo-os por materiais gerados a partir de entulhos reciclados.
O trabalho está centrado na Reciclagem de Entulhos para reutilização na Construção civil.
Conscientizar as empresas de construção civil e a população em geral da cidade de Fortaleza a realizar de forma cada vez crescente a reciclagem dos resíduos sólidos de construção e demolição.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Redução de áreas necessárias para descarte, pela minimização de volume de resíduos de construção através dos desvios dos mesmos para a reciclagem, não ocupando tanto espaço. Destaca-se a necessidade da própria reciclagem dos resíduos de construção e demolição, que representam mais de 50% da massa dos resíduos sólidos urbanos.
Fazer com que todo resíduo proveniente das obras de construção civil e de reformas realizas por pessoas físicas seja direcionado para a recicladora, para ser reprocessado e utilizado na obra novamente como matéria prima a custo 30% menor que a não utilização de material reciclado.
Utilização dos materiais em pavimentação de base e sub base para rodovias a um custo 30% menor em relação ao uso de materiais convencionais.
Com a doação de entulhos a empresa e/ou pessoa física poderá adquirir os materiais produzidos a partir da reciclagem com desconto. Compensando muito mais a compra destes do que adquirir material produzido sem a reciclagem.
A proposta é criar pontos de entrega voluntaria, o material é colocado em caçambas diferenciadas, de acordo com o seu tipo e parte dele é reaproveitado em outras obras.
1- Recolher os entulhos da sociedade ou das obras, organizando pontos de coleta nos bairros, com o intuito de minimizar a deposição dos entulhos em locais inapropriados. Caso o entulho seja entregue diretamente na usina o doador ganhará bônus, para a compra dos materiais produzidos na própria usina com descontos.
2- Realizar um processo de triagem, separação.
3- A usina recicla e vende os produtos provenientes da reciclagem. Já com um preço mais baixo que os valores praticados no mercado.
São produtos fabricados pela indústria de reciclagem e que serão comercializados pela usina de reciclagem:
Primários
Solo Brita (rachão)
Brita Reciclada
Areia Reciclada
Secundários
Pré-Moldados
Piso Intertravado
Guias (meio-fio)
Bloco de Solo Cimento
(Tijolo ecológico)
Bloco de Cimento com Agregado Reciclado.
REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO
...