REDESENHO DE RODAS ESTAMPADAS EM AÇO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA
Trabalho Universitário: REDESENHO DE RODAS ESTAMPADAS EM AÇO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guisilvacosta • 29/7/2014 • 821 Palavras (4 Páginas) • 327 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O cenário mundial do mercado automobilístico mostra que as empresas que não buscarem constantemente a competitividade terão grandes dificuldades de crescimento, com a possibilidade até de não sobreviverem. Neste contexto, na busca por crescimento e, até por sobrevivência na continuidade de suas produções, as indústrias automotivas nacionais têm buscado programas de melhoria contínua e redução de custos, visando a dois resultados essenciais à competitividade que sé a agregação de valor a seus produtos, para aumentar a qualidade percebida dos mesmos, e redução dos custos estruturais, de materiais e de fornecedores, para aumentar a lucratividade. E é exatamente essa a proposta deste trabalho, direcionado a um produto específico – as rodas estampadas em aço atualmente utilizadas pela Hyundai Motor Brasil.
2. JUSTIFICATIVA
A proposta deste trabalho é motivada pelo cenário mundial das empresas automobilísticas, na busca por competitividade através do aumento de qualidade e/ou redução de custos dos produtos, no caso, rodas estampadas em aço.
3. OBJETIVOS
Objetiva-se com a proposta deste trabalho a redução da massa total das rodas estampadas em aço atualmente utilizadas pela Hyundai Motor Brasil, a partir da elaboração de modificações de projeto que mantenham os padrões de qualidade e segurança. O objetivo será alcançado pelo redesenho das rodas que envolverão avaliações do projeto, do material e da espessura.
A redução do peso melhorará o desempenho geral do veículo, devido à redução das massas não suspensas e da inércia dessas rodas, o que aumentaria o rendimento da transmissão de torque; poderá levar também a uma diminuição de custo, já que haverá uma redução da quantidade de material.
4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
4.1. Estampabilidade
A estampabilidade de materiais metálicos é a capacidade que uma chapa tem para ser conformada à forma de uma matriz, pelo processo de estampagem, sem romper ou apresentar qualquer outro tipo de defeito superficial ou de forma. A análise de estampabilidade de chapas é significativa tanto para o usuário do material em uma planta de estamparia como para o fabricante da chapa.
A avaliação da estampabilidade de uma chapa exige que sejam executados muitos testes, tais como: ensaios simulativos, ensaios de tração, ensaios de dureza, medida da rugosidade do material, metalografia, etc.
4.1.1. Coeficiente de encruamento
O coeficiente de encruamento é um parâmetro que tem importante papel na estampabilidade dos materiais. É comumente definido em função da Equação de Hollomon.
Quanto maior for o coeficiente de encruamento maior será a capacidade do material se deformar, em tração, sem que ocorra a estricção. Assim, o coeficiente de encruamento é a medida da ductilidade do material importante a considerar, principalmente quando se realiza uma operação com forte componente de estiramento. Quanto maior for o coeficiente de encruamento maior será a capacidade do material se deformar, em tração, sem que ocorra a estricção.
4.1.2. Anisotropia
Durante os processos de conformação de chapas, grãos cristalinos individuais são alongados na direção da maior
...