Cantigas de roda
Tese: Cantigas de roda. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ademocracio • 19/9/2013 • Tese • 1.256 Palavras (6 Páginas) • 842 Visualizações
Temática “Cantigas de roda”
Conteúdo: - Expressão: Leitura, escrita e interpretação das letras da cantiga; letra inicial maiúscula; Pontuação; Frase; Grafia das palavras; Letras (alfabeto) e sílabas; Danças; Atividades de escuta(ouvir e falar); Noção de espaço;
-Ciências sociais: Normas de comportamento; As brincadeiras na comunidade; Brincadeiras dos povos índios e negros;
-Ciências da natureza e matemática: As partes do corpo; Cores; Conhecimento de número: número e numeral; Contagem; Noções de agrupamento;
5. Introdução:
Pelo período de estágio que realizei na Escola Municipal Carolina Júlia Pereira, percebi que os alunos a serem abordados para o trabalho com a leitura, interpretação e escrita, refletindo-se negativamente na expressão individual bem como nas relações sociais que estabelecem no ambiente escolar.
O projeto “Cantigas de Roda” pretende fazer a ponte entre o conhecimento existente e o necessário para produzir novo saberes, levando em conta as diferenças individuais dos alunos. Sendo assim serão trabalhadas nesse projeto, atividades que apresentam maiores dificuldades de leitura, interpretação e escrita pré-selecionados nas suas respectivas atividades. Brincando e cantando também se aprende.
“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir.” (JEAN PIAGET).
6. Justificativa:
O projeto “Cantigas de roda” visa trabalhar de forma lúdica e das vivências, estimulando o raciocínio, a criatividade, a pesquisa, a leitura, escrita, etc.
O desenvolvimento desse projeto pode potencializar as capacidades de leitura e interpretação de forma lúdica. Fazendo com que a criança também aprenda sobre as letras do alfabeto, a vivência em grupo, distinguir as cores e desenvolver habilidade de contar.
A brincadeira não pode ser vista apenas como um divertimento, e sim um processo que se alfabetiza, pois favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e a interação e o respeito pelos amigos.
O brincar é de suma importância no desenvolvimento infantil, por este motivo é importante desenvolver projetos focados em brincadeiras e jogos
7. Objetivo geral: -Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e vivência.
-Intervir no processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentam o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e da escrita.
8. Objetivos específicos: -Pesquisar sobre as diferentes cantigas de rodas que existem;
-Fazer associações entre danças e brincadeiras de rodas;
-Proporcionar a leitura e a escrita das canções;
-Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de : praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e autonomia;
9. Fundamentação teórica:
Desde bebê a criança brinca com sons e sua comunicação é lúdica. A criança vive em um ambiente sonoro e a medida que ela vai se socializando, vai aprendendo com as vivências de seu ambiente.
As cantigas de rodas são poesias e poemas cantados em que a linguagem verbal (o texto), a música (o som), a coreografia (o movimento) e o jogo cênico (a representação) se fundem numa única atividade lúdica. (MARTINS, 2003). Todas as cantigas de roda foram modificadas e adaptadas pelas crianças de cada contexto brasileiro.
A tradição oral de expressão poética que a criança vivencia ludicamente desde a mais tenra idade no contexto família, deve ser cultivada na escola. Magalhães(1987) nos alerta para a necessidade da criança ter experiências com a linguagem poética: A poesia na escola deve oferecer a experiência de o sujeito tornar-se sujeito de sua língua, isto é, que ele não se sujeite mais a língua como um dom exterior a ela, sobre a qual ele não tem direito, mas apenas deveres, como o uso da língua normativa.
Além da experiência lúdica com fenômeno linguistico as cantigas de roda podem oferecer para a criança , através dos seus textos poéticos, um manancial de ensinamentos condensados. Evidencia Kishimoto: “ Enquanto manifestação livre e espontânea da cultura popular, a brincadeira tradicional tem a função de perpetuar a cultura infantil, desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar” (1997 p.38-39). Percebe-se que as interações sociais, através de brincadeiras tradicionais ocupam um lugar de destaque no desenvolvimento infantil.
As cantigas de roda estão repletas de elementos significativos para o desenvolvimento infantil. As palavras são signos verbais e tem significados, e a linguagem das cantigas de roda é um sistema de símbolos (gestos, sons, além de palavras).
“ O reconhecimento do fato de que esses signos verbais tem significado constitu a maior descoberta da vida das crianças.” (VYGOTSKI, 1994; pag.31). Quanto mais ricas forem as atividades das crianaças com signos e símbolos, mais os esquemas operativos e preceptivos estimularão sua criação imaginária, permitindo-lhe ir além do real, o que colabora para o desenvolvimento.
Através das brincadeiras as crianças experimentam, relacionam-se, imaginam,
...