RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE MECÂNICA CLÁSSICA
Por: Guilherme Marinho • 15/3/2019 • Relatório de pesquisa • 931 Palavras (4 Páginas) • 313 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO,[pic 1]
CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS CARAÚBAS
GUILHERME HENRIQUE MORAIS .M. MARINHO
LABORATÓRIO DE MECÂNICA CLÁSSICA
DOCENTE: ZENNER SILVA PEREIRA
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE MECÂNICA CLÁSSICA
Conservação da a energia mecânica
Caraúbas – RN, 11 de abril de 2018
Resumo
Neste experimento, executaremos a lei da conservação da energia mecânica com base no movimento de uma esfera metálica que desce rolando sobre uma rampa e é lançada horizontalmente no espaço. Com isso, foi realizado um experimento em laboratório aplicando-se a lei e estudando a conservação da energia mecânica. O experimento teve como início o procedimento tendo um lançamento de uma esfera metálica; esfera essa, que seria aterrissada em um papel de carbono, com isso faremos a média em cinco lançamentos do alcance sem a rotação, e do alcance com rotação.
Introdução
A lei da conservação da energia mecânica de um corpo é igual a soma das energias potenciais e cinética dele.
Portanto:
[pic 2]
O princípio geral da conservação de energia diz que a energia total de um sistema isolado é sempre constante. Quando mencionamos a palavra isolado, estamos querendo dizer que o sistema não interage com outros sistemas, pois interações entre sistemas costumam ser efetuadas por meio de troca de energia entre eles. A energia mecânica de um sistema no qual agem somente forças conservativas (forças que não modificam a energia mecânica do sistema) não se altera com o passar do tempo. Nesse caso, podemos dizer que a soma das energias cinética e potencial é constante seja qual for o intervalo de tempo. Em um sistema isolado no qual apenas forças conservativas causam variações de energia, a energia cinética e a energia potencial podem variar, mas a soma das duas energias, a energia mecânica Emec do sistema, não pode variar.
“A energia existe de diversas formas: quando existe a possibilidade de movimento em um corpo dizemos que ele possui energia potencial, quando este corpo está acima da superfície da Terra em relação a ela este corpo possui energia potencial gravitacional, já a energia que um corpo possui devido a seu movimento é chamada de cinética.”
Retido web artigos: https://www.webartigos.com/artigos/experimento-sobre-conservacao-de-energia-mecanica/91414#ixzz5A2IFbf51
acessado em 17/03/2018; as 16:28
Fundamentação teórica
Seguindo a linha teórica sobre a energia mecânica, aplicamos alguns cálculos utilizados na pratica e na teoria, aplicamos o cálculo do valor médio necessário. O uso da conservação de energia mecânica para calcular o trabalho de um corpo em movimento, em outras palavras, a energia mecânica (Em) corresponde a soma da energia cinética (Ec), produzida pelo movimento dos corpos, com a energia potencial elástica (Epe) ou gravitacional (Epg), produzida por meio da interação dos corpos relacionada com a posição dos mesmos. Onde encontramos nesse experimento Energia Potencial Gravitacional e Energia Cinética. Para obtermos a energia cinética precisamos da massa do corpo (m) e da velocidade (v), já para a potencial gravitacional, utilizamos a massa do corpo (m) a gravidade (g) e a altura (h).
Para encontrarmos o alcance sem rotação (Asr) da esfera desprezamos a energia cinética de rotação associada ao movimento, e logo depois encontrarmos o alcance com rotação (Acr) da esfera usando outro procedimento.
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
Metodologia
Materiais utilizados:
Rampa de lançamentos
Esfera de massa “m”
Régua
Papel carbono e papel branco
Procedimento experimental do Asr (Alcance sem rotação):
1 – Posicionamos a bolinha na rampa;
2 – Soltamos ela para que ela desça a rampa e atinja o papel carbono com o papel branco;
3 – Fazemos 5 medidas de alturas diferentes para cada altura fazemos 5 medições de alcance diferentes;
4 – Fazemos a média dos alcances obtidos;
5 – Anotamos os resultados;
Procedimento experimental do Acr (Alcance com rotação):
1 – Posicionamos a bolinha na rampa;
2 – Soltamos ela para que ela desça a rampa e atinja o papel carbono com o papel branco;
3 – Fazemos 5 medidas de alturas diferentes para cada altura fazemos 5 medições de alcance diferentes;
4 – Fazemos a média dos alcances obtidos;
5 – Anotamos os resultados;
Procedimento de verificação da diferença de exatidão:
1 - Com os valores anotados, calcula a diferença de exatidão das medições com Asr e Acr.
[pic 7]
[pic 8]
Resultados e Discussões
Resultados
Altura(y): h = 0,43m
...