RELATÓRIO IV: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS MADEIRAS
Por: Kauane Kott • 4/12/2016 • Trabalho acadêmico • 872 Palavras (4 Páginas) • 390 Visualizações
[pic 1] | Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Departamento Acadêmico de Construção Civil- DACOC Engenharia Civil | [pic 2] |
CAIO PATRIOTA
FELIPE FAVA
GUILHERME DO VALLE
IOLANDA GERONIMO DEL ROIO
KAUANE KOTT DE OLIVEIRA
RELATÓRIO IV: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS MADEIRAS
CURITIBA
2016
- INTRODUÇÃO
A madeira em geral possui grande variabilidade de acordo com sua espécie. Além disso, é um material que exibe uma heterogeneidade significativa e uma anisotropia acentuada. Por isto, é importante a identificação e, a apreciação da qualidade da madeira nas peças que posteriormente serão usadas para diversos fins na construção civil. Impõem-se ainda um especial cuidado no dimensionamento, que deverá ter em conta as diferentes propriedades físicas e mecânicas nas três direções principais de simetria anatómica: longitudinal, tangencial e radial. O sentido longitudinal corresponde ao eixo paralelo às fibras, o radial apresenta-se perpendicular aos anéis de crescimento e o tangencial é perpendicular às fibras, mas tangencial aos anéis de crescimento. As madeiras podem também possuir defeitos que são, entre outros, a falha, o descaio, o desvio de dimensões, o desvio de corte, o fio diagonal, os ressaltos, os riscos de serra e rugosidade, sendo um dos mais comuns a obtenção de tábuas contendo a medula, o que origina a diminuição da resistência mecânica entre outros inconvenientes. E essas madeiras necessitam de possuir resistência à compressão, resistência da madeira a forças que tendem a encurtar o seu comprimento, resistência à tracção, resistência da madeira a forças com tendência a estender o seu comprimento, resistência à flexão, resistência da madeira a forças ao longo do seu comprimento e dureza.
- OBJETIVOS
Como objetivo principal deste trabalho têm-se a necessidade de observar e testar as características da madeira referentes as resistências de forças, em relação á aspectos como umidade e encontrar a massa específica destas peças.
- METODOLOGIA
3.1 Determinação do teor de umidade da madeira
Para determinar o teor de umidade da madeira foi necessário pesar três blocos de madeira enquanto ainda estavam com a sua umidade natural, depois disto foram colocados na estufa por 24horas para se obter a massa depois de completamente secos. Depois de obter os dados da madeira úmida e seca, é possível encontrar o teor de umidade (%) a partir desta fórmula:
[pic 3]
3.2 Determinação da massa específica da madeira
Para a determinação da massa específica foi necessário encontrar o volume de cada um dos blocos, medidos com um paquímetro os três lados para realizar a equação do volume: a.b.c= v, depois utilizando os dados da massa dos blocos foi feita a equação para determinar a massa específica: [pic 4]
Este procedimento foi realizado com as madeiras enquanto úmidas, secas depois da estufa e saturadas.
3.3 Determinação da massa específica da madeira (umidade normativa)
Depois de determinada a massa específica no item 3.2 deve-se encontrar a umidade normativa, que é de 12%, a partir da fórmula abaixo:
[pic 5]
Para:
[pic 6]
e
[pic 7]
H= umidade natural CV= retrabilidade média
3.4 Determinção da retratibilidade (contração volumétrica e linear)
Utilizando três corpos de prova, foram fixados pregos determinando o eixo axial, tangencial e radial da madeira. E então foram medidas as distâncias entre os pregos no estado úmido e depois no estado seco.
A partir das medidas nos dois estados, é possível encontrar a contração volumétrica e a contração linear utilizando as seguintes fórmulas:
...