RELATÓRIO VISCOSÍMETRO DE STOKES E VERIFICAÇÃO DE ESCOAMENTO
Por: AliciaPedra • 18/11/2019 • Relatório de pesquisa • 832 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE ANTÔNIO CARLOS
RELATÓRIO VISCOSÍMETRO DE STOKES E VERIFICAÇÃO DE ESCOAMENTO
Fenômeno de Transporte
ALUNOS: Alicia – Engenharia Mecânica
Álvaro – Engenharia Mecânica
Andre Bastos – Engenharia Civil
Vitor – Engenharia Elétrica
PROFESSOR: MATHEUS
- INTRODUÇÃO
O relatório irá abordar sobre duas práticas de Fenômeno de transporte realizada no laboratório da Faculdade Pitágoras Antônio Carlos, Viscosímetro de Stokes e a Verificação do escoamento através do experimento de Reynolds.
Viscosidade é a propriedade do fluído que está relacionada com a maior ou menor facilidade de escoamento. Quanto maior a viscosidade mais difícil é o escoamento e quanto menor a viscosidade melhor é o escoamento.
A viscosidade de um fluído pode ser determinada de várias formas. No experimento realizado, utilizou-se o viscosímetro de Stokes que se baseia na velocidade e tempo de queda de uma esfera em um determinado fluido, neste caso utilizamos óleo.
Era de conhecimento de todos que o escoamento da água poderia acontecer de duas formas, conforme a trajetória das partículas, uma ótima visualização é através de uma injeção de corante, no regime laminar em baixas velocidades e no regime turbulento em altas velocidades, mas ninguém sabia as condição em que o escoamento ocorria, até que em 1883 um engenheiro civil realizou o experimento em que nós executamos a simulação do mesmo no qual vamos abordar nesse relatório.
- DESENVOLVIMENTO
- OBJETIVO GERAL
O objetivo da pratica executada é analisar e determinar a viscosidade do fluído, utilizando o viscosímetro de Stokes e aplicando formulas relacionadas a viscosidade. Compreender os princípios físicos que relacionam viscosidade, vazão, velocidade, condutância e escoamento.
- METODOLOGIA VISCOSÍMETRO DE STOKES
No laboratório de Fenômenos de Transporte da Faculdade Pitágoras Antônio Carlos determinamos a velocidade da queda livre de uma esfera de aço de determinada massa, através do fluido no qual desejamos saber a viscosidade.
- MATERIAIS
- Viscosímetro de Stokes;
- Esfera de Aço (Ø 25,4mm)
- Óleo
- Cronômetro
- Proveta
- Imã
- PROCEDIMENTO
O objetivo do experimento era determinar a viscosidade do fluído, no caso o óleo, utilizando o viscosímetro de Stokes.
Foi colocado três esferas de aço em três provetas contendo óleo, sendo que uma esfera em cada proveta, nesta etapa o objetivo era medir o tempo da queda em uma distância de 200 a 600 mm (começamos a contar a partir do 200mm).
Utilizamos o cronômetro para determinas o tempo em que a esfera era lançada na proveta, com ajuda no ímã para que a esfera não fosse lançada com impulso. Após a finalização desta etapas obtivemos os seguintes resultados:
ESFÉRA | TEMPO |
1 | 9,16 |
2 | 9,53 |
3 | 9,19 |
Nos cálculos realizados foram adotados os valores determinados durante a pratica, através da medição.
Diâmetro da esfera: Ø 25,4mm
Gravidade: 10[pic 1]
Massa da esfera: 66,9g
Massa do óleo: 263,65g
Volume do óleo: 300ml
Calculamos a variação do tempo:
[pic 2]
Velocidade média das esferas:
[pic 3]
[pic 4]
Densidade do Óleo
[pic 5]
[pic 6]
Para calcularmos a viscosidade, precisamos calcular o ρ da esfera.
[pic 7]
[pic 8]
Viscosidade absoluta do Óleo
[pic 9]
[pic 10]
Viscosidade absoluta do Óleo
[pic 11]
[pic 12]
- METODOLOGIA VERIFICAÇÃO DE ESCOAMENTO (LEI DE REYNOLDS)
Para a execução da experiência o nível de água do reservatório de distribuição deve ser constante, controlando a vazão pela torneira. Quando abrimos ou fechamos a torneira mudamos a velocidade média do escoamento. Através do tubo e da válvula, lançaremos o liquido corante azul no tubo de vidro, onde visualizaremos os tipos de escoamentos incompressíveis.
...